Comunicação não verbal e falar em público

Páginas: 5 (1016 palavras) Publicado: 16 de maio de 2013
Comunicação não verbal e falar em público

Introdução
O Delimitamos o âmbito da nossa

apresentação aos aspectos não-verbais, embora possam ser sonoros, que são emitidos pelo homem de forma consciente ou inconsciente e que podem contribuir ou não para a melhoria das suas relações interpessoais. O É da comunicação não-verbal humana e de técnicas de falar em público que vamos falar.

O “Otermo comunicações não-verbais é

aplicado a gestos, a posturas, a orientações do corpo, a singularidades somáticas, naturais ou artificiais, e até a organizações de objectos, a relações de distâncias entre os indivíduos, graças aos quais uma informação é emitida” (Corraze, 1982, p. 14).

Comunicação não verbal
O Segundo Corraze no homem, a

comunicação não-verbal apoia-se em trêssuportes. O primeiro, o corpo, nas suas qualidades físicas, fisiológicas e nos seus movimentos. O segundo, no homem, ou seja, objectos associados ao corpo como os adornos, as roupas, ou mesmo marcas ou cicatrizes de tatuagens. Finalmente, o terceiro suporte respeita a dispersão dos indivíduos no espaço físico ou territorial

O Argyle não considera a existência de

suportes mas distingue sinaiscorporais que nos chegam através de canais específicos, tais como, a expressão facial, o olhar, os gestos e os movimentos posturais, o contacto corporal, o comportamento espacial, as roupas, o aspecto físico e outros aspectos da aparência.

O Knapp divide por sete áreas a conduta do

não verbal: o movimento corporal ou cinésica, as características físicas, os comportamentos tácteis, a paralinguagem(qualidades vocais e vocalização), a proxémica, os artefactos e o meio ambiente.

O Segundo Mesquita os canais de comunicação

do nível não-verbal podem ser classificados em dois grupos: o primeiro, que se refere ao corpo e ao movimento do ser humano e o segundo, relativo ao produto das acções humanas. O primeiro apresenta diferentes unidades expressivas como a face, o olhar, o odor, aparalinguagem, os gestos, as acções e a postura. O segundo também apresenta várias unidades de expressão como a moda, os objectos do quotidiano e da arte, até a própria organização dos espaços: físico (pessoal e grupal) e ambiental (doméstico, urbano e rural)

Funções da comunicação nãoverbal
O A comunicação não-verbal, também denominada

comunicação analógica, é a única responsável pelasrelações humanas interpessoais, sendo atribuída à comunicação verbal, linguística, também conhecida por digital, o papel de veículo transmissor de informação. A comunicação não-verbal tem um papel regulador relativamente à comunicação humana. O Argyle afirma que o “ código verbal é utilizado para comunicar um certo conteúdo de valor informacional e o código não verbal é utilizado para estabelecer e manteras relações interpessoais”

Bitti & Zani argumentam ainda que a informação transmitida pelas palavras é, por vezes, contrariada e/ou desmentida pelos sinais não-verbais que a acompanham e, quando não é possível a utilização da comunicação verbal, as informações são transmitidas por meio de sinais não-verbais. O Fernandes sintetiza as funções da comunicação não-verbal da seguinte forma: OExercem uma função quase linguística (acenar a mão para dizer adeus) e desempenham um papel de reforço da língua. O Assumem uma função expressível (como as mímicas faciais que traduzem o estado afectivo do locutor) e uma função impressiva pois procuram produzir impressão e provocar efeitos sobre o interlocutor. O Têm por objectivo a transmissão de mensagens e, por isso, funcionam como sinais delinguagem. O Desempenham um papel principal na estruturação da relação e na regulação de trocas
O

O “O que é mais fascinante é que o

animal humano raramente tem consciência de que as suas posturas, movimentos e gestos podem contar uma determinada história, enquanto a sua voz, conta outra totalmente diferente” (Pease, 2006)

Posição dos braços Braços atrás das costas Braços à frente do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Comunicação verbal e não verbal
  • Comunicação verbal e nao verbal
  • COMUNICAÇÃO VERBAL E NÃO VERBAL
  • Comunicação Verbal e Não Verbal
  • Comunicação não verbal
  • Comunicação Não Verbal
  • A dimensão da comunicação não verbal
  • Comunicação não verbal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!