Comunicação intrapessoal e interpessoal

Páginas: 7 (1597 palavras) Publicado: 6 de abril de 2013
Introdução:

A boa comunicação é muito importante para a integração de qualquer grupo de trabalho. A comunicação é de estrema importância para o desenvolvimento do negócio, criando na empresa um dos maiores desafios ao administrador de recursos humanos.

Segundo Carvalho (1995, p. 78), o gerente participativo de RH é um profissional que planeja, organiza, controla, coordena e dirige a ação deseus auxiliares. Tendo todos estes requisitos é necessário o profissional ter uma comunicação prática.

O objetivo é mostrar a necessidade da comunicação e um conceito pelos quais os administradores nem sempre se comunicam de modo eficaz.

O que é comunicação:

Comunicação é o processo de transmitir a informação e compreensão de uma pessoa para outra. Se não houver esta compreensão, nãoocorre a comunicação. Se uma pessoa transmitir uma mensagem e esta não for compreendida pela outra pessoa, a comunicação não se efetivou.

Segundo Chiavenato (2000, p. 142), é a troca de informações entre indivíduos. Significa tornar comum uma mensagem ou informação.

Ao conceito de Scanlan (1979, p. 372), a comunicação pode ser definida simplesmente como o processo de se passar informações eentendimentos de uma pessoa para outra.

Num conceito mais amplo e moderno, o profissional precisa proporcionar uma comunicação clara e precisa, ter decisões rápidas, visão e ação integral, iniciativa própria e informação plena do negócio da empresa.

O Processo de Comunicação

Cada período de comunicação é diferente de qualquer outra.

O processo de comunicação é composto de três etapassubdivididas:

Emissor: é a pessoa que pretende comunicar uma mensagem, pode ser chamada de fonte ou de origem.

Significado: corresponde à ideia, ao conceito que o emissor deseja comunicar.

Codificador: é constituído pelo mecanismo vocal para decifrar a mensagem.

Mensagem: é a ideia em que o emissor deseja comunicar.

Canal: também chamado de veículo, é o espaço situado entre oemissor e o

receptor.

Ruído: é a perturbação dentro do processo de comunicação.

Receptor: é a etapa que recebe a mensagem, a quem é destinada.

Descodificador: é estabelecido pelo mecanismo auditivo para decifrar a mensagem, para que o receptor a compreenda.

Compreensão: é o entendimento da mensagem pelo receptor.

Regulamentação: o receptor confirmar a mensagem recebida doemissor, representa a volta da mensagem enviada pelo emissor(Feedback).

Vamos exemplificar, de acordo com o conceito de Gil (1994, p.33):

Uma pessoa (emissor) tem uma idéia (significado) que pretende comunicar. Para tanto se vale de seu mecanismo vocal (codificador), que expressa sua mensagem em palavras. Essa mensagem, veiculada pelo ar (canal) é interpretada pela pessoa a quem se comunica(receptor), após sua decifração por seu mecanismo auditivo (descodificador). O receptor, após constatar que entendeu a mensagem (compreensão), esclarece a fonte acerca de seu entendimento (regulamentação).

Pode-se, portanto, dizer que a comunicação só pode ser considerada eficaz quando a compreensão de receptor coincide como o significado pretendido pelo emissor.



O processo de comunicaçãonunca é perfeito. No decorrer de suas etapas sempre ocorrem perturbações que prejudicam o processo, no qual são denominados ruídos. Ruído é uma perturbação indesejável em qualquer processo de comunicação, que pode provocar perdas ou desvios na mensagem.

De acordo com Carvalho (1995, p. 82), o ruído é identificado na comunicação humana como o conjunto de barreiras, obstáculos, acréscimos, erros edistorções que prejudicam a compreensão da mensagem em seu fluxo: emissor x receptor e vice-versa. Isto significa que nem sempre aquilo que o emissor deseja informar é precisamente aquilo que o receptor decifra e compreende.

Segundo Gil (1994, p.34), entende-se por ruído qualquer fonte de erro, distúrbio ou deformação da fidelidade na comunicação de uma mensagem, seja ela sonora, visual,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Comunicação interpessoal e intrapessoal
  • Interpessoal e intrapessoal
  • interpessoal e intrapessoal
  • Comunicacao intrapessoal
  • Relação Intrapessoal e Interpessoal
  • Relacionamento Interpessoal e Intrapessoal
  • Relação intrapessoal e interpessoal
  • Relação Intrapessoal e interpessoal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!