Comunicação interpessoal

Páginas: 5 (1138 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2012
Comunicação interpessoal – Comunicação assertiva

[pic]


1- Processo de comunicação e perfis comunicacionais        
A Comunicação Interpessoal é uma forma de comunicação que poderá decorrer entre uma ou várias pessoas, sendo, o seu principal objectivo a troca e a assimilação de informações.

1.1- Função e importância dos elementos que intervêm no processo de comunicação         - Emissor / Receptor      
O processo de comunicação prevê, obrigatoriamente, a existência mínima de um emissor e de um receptor.


Em teoria da informação o emissor é um dos protagonistas do ato da comunicação. Este, em dado momento, emite uma mensagem para um receptor ou destinatário.
O emissor normalmente antes de enviar ou até mesmo produzir a mensagem, procura descobrir qual o nívelde conhecimento do receptor, o seu nível cultural, a sua instrução, em outras palavras, descobrir o repertório dos receptores da mensagem.


O receptor é o alvo da comunicação. É o indivíduo ou audiência que recebe e descodifica a mensagem. Constitui o elo mais importante do processo, pois se a mensagem não atingir o receptor, de nada serviu enviá-la.


  - Canal      
O canal é ocondutor da mensagem, o meio que permite a circulação da informação enviada pelo emissor. As informações são recebidas através dos diversos canais (tais como comunicação falada ou escrita).

1. VERBAL A comunicação verbal é o modo de comunicação mais familiar e mais frequentemente usado. Divide-se em:
A) VERBAL-ORAL Refere-se a esforços de comunicação tais como dar instruções a um colega,entrevistar um candidato a um emprego, informar alguma coisa a alguém, e assim por diante.).
B) VERBAL-ESCRITA Refere-se a memorandos, relatórios por escrito, normas e procedimentos.

2. SIMBÓLICA As pessoas cercam-se de vários símbolos, os quais podem comunicar muito a outras pessoas. O lugar que moramos, as roupas que usamos, o carro que dirigimos, a decoração do escritório e outras coisas maisexpressam parte da nossa personalidade.

3. NÃO-VERBAL A comunicação não-verbal, que se refere à transmissão de uma mensagem por algum meio diverso da fala e da escrita, é uma das facetas mais interessantes da comunicação. Incorpora coisas como o modo com que usamos o nosso corpo, os nossos gestos e nossa voz para transmitir certas mensagens.


- Mensagem / código      
A mensagem é ainformação codificada mandada do emissor para o receptor.
Na comunicação humana a mensagem existe em forma física: há a tradução de ideias, intenções e objectivos num código. O emissor utiliza uma combinação de signos e símbolos para expressar a sua intenção comunicativa.
Existem três aspectos básicos a considerar na transmissão de informação: o código, o conteúdo e o tratamento e apresentação daimagem.

Código
O código é um grupo de símbolos ou sinais capaz de ser estruturado de modo a ter significado para alguém. A língua possui um conjunto de elementos - o vocabulário - e um conjunto de métodos que permitem combinar esses elementos de forma significativa - a sintaxe. Quando codificamos uma mensagem (função do Emissor) cabe-nos decidir quais os elementos a utilizar e como é possívelcombiná-los (antecipando o seu impacto no Receptor).

Conteúdo
Equivale ao material da mensagem escolhido pelo Emissor para exprimir o seu objectivo de comunicação. Por exemplo, num livro, o conteúdo da mensagem abrange as afirmações do autor, as informações que apresenta, as conclusões que tira, os pontos de vista que propõe.

Tratamento e apresentação
As decisões do Emissor quanto àforma, apresentação e conteúdo das mensagens cabem neste ponto. Para temas semelhantes, é possível usar de alguma flexibilidade e transformar os conteúdos, estilo de linguagem, canais e meios de comunicação, de acordo com as características da população a que se destinam. Não perdendo de vista as necessidades reais dos participantes, o Formador poderá enfatizar este ou aquele aspecto,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Comunicacao interpessoal
  • Comunicação Interpessoal
  • Comunicaçao interpessoal
  • Comunicação interpessoal
  • Comunicação Interpessoal
  • Comunicação Interpessoal
  • Comunicação Interpessoal
  • Comunicação Interpessoal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!