Comunicação Interpessoal Eficaz

Páginas: 10 (2357 palavras) Publicado: 29 de maio de 2014

COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL EFICAZ :

CINCO ELEMENTOS CRÍTICOS


Myron R. Chartier

Há cinco componentes que distinguem claramente os bons dos maus comunicadores. Tais componentes são Auto-Imagem. Saber ouvir, clareza de Expressão, Capacidade para lidar com Sentimentos de Contrariedade (irritação) e Auto-abertura.


1) AUTO IMAGEM (OU AUTOCONCEITO)


O fator isolado mais importanteque afeta a comunicação entre pessoas é a sua auto-imagem - a imagem que têm de si mesmas e das situações que vivenciam. Enquanto as situações podem variar em função do nome ou do lugar, as crenças que as pessoas possuem acerca de si própria estão sempre determinando seus comportamentos na comunicação.
Cada um tem, literalmente, milhares de conceitos a respeito de si mesmo: quem é, o quesignifica, onde existe, o que faz e não faz, o que valoriza, no que acredita. Estas autopercepções variam em clareza, precisão e importância de pessoa para pessoa.

A IMPORTÂNCIA DA AUTO-IMAGEM - A auto-imagem de alguém é quem ele é. É o centro do seu Universo, seu quadro referencial, sua realidade pessoal, o seu ponto de vista particular. É um visor através do qual ele percebe, ouve, avalia ecompreende todas as coisas. É o seu filtro individual do mundo que o cerca.

A AUTO-IMAGEM FRACA - A auto-imagem de uma pessoa afeta sua maneira de se comunicar com os outros. Um autoconceito forte, positivo, é necessário para haver interações rígidas e satisfatórias. Por outro lado, uma auto-imagem fraca, inferior, frequentemente distorce a percepção do indivíduo relativamente a como os outros vêem, oque gera sentimentos de insegurança no seu relacionamento interpessoal.

Alguém que tenha a seu próprio respeito uma impressão negativa, poderá encontrar dificuldades em conversas com outros, em admitir que esteja errado, em expressar seus sentimentos, em aceitar críticas construtivas que lhe forem feitas ou em apresentar idéias diferentes das dos outros. Sua insegurança o leva a temer que outrosdeixem de apreciá-lo se discordar deles.
Pelo fato de sentir-se desvalorizado, inadequado e inferior ele não tem confiança e pensa que suas idéias não interessam aos outros e que não vale a pena comunicá-las. Ele pode tornar-se arredio e defensivo em sua comunicação, renegando suas próprias idéias.


FORMAÇÃO DA AUTO-IMAGEM - Da mesma forma que o autoconceito de alguém afeta sua capacidade dese comunicar, a comunicação que trava com outros modela também sua auto-imagem. Uma vez que o homem é, antes de tudo, um animal social, ele forma os mais relevantes conceitos acerca de si próprio ou a partir de suas experiências com outros seres humanos.
Os indivíduos aprendem a se reconhecer pela maneira como são tratados pelas pessoas importantes de sua vida - pessoas estas às vezesdenominadas “Os outros significativos”. Mediante a comunicação verbal e não-verbal com esses outros significativos, cada um passa a reconhecer se é apreciado ou não, se é aceito ou rejeitado, se é merecedor de respeito ou de desdém, se é um sucesso ou um fracasso. Para que um indivíduo venha a ter uma sólida auto-imagem ele precisa de amor, respeito e aceitação dos outros significativos de sua vida.
Oautoconceito, portanto, constitui um fator crítico para que alguém seja um comunicador eficaz. Em essência, a auto-imagem de um indivíduo é delineada por aqueles que o tiverem amado ou pelos que não o tiverem amado.


2) SABER OUVIR


Toda a aprendizagem relativa à comunicação tem focalizado as habilidades de expressão oral e de persuasão; até há bem pouco tempo não dava-se atenção à capacidadede ouvir. Esta ênfase exagerada dirigida para a habilidade de expressão levou a maioria das pessoas a subestimarem a importância da capacidade de ouvir, em suas atividades diárias de comunicação.
O ouvir, naturalmente, é algo muito mais intricado e complicado do que o processo físico da audição, ou de escutar. A audição se dá através do ouvido, enquanto que o ouvir implica num processo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL EFICAZ: CINCO ELEMENTOS CRÍTICOS de Myron R. Chartier
  • Comunicação Eficaz
  • Comunicação Eficaz
  • Comunicação Eficaz
  • A comunicação eficaz
  • Comunicação eficaz
  • comunicação eficaz
  • Comunicacao interpessoal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!