comunicação interna

Páginas: 6 (1328 palavras) Publicado: 27 de outubro de 2014
produção textual individual

Caxias do Sul - RS
2014
cesar augusto bertotti ghiotto
Sistema de Ensino Presencial Conectado
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS


Caxias do Sul - RS
2014
Trabalho de Administração de Empresas apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral na disciplina de Comportamento organizacional; Homem, culturae sociedade; Comunicação e linguagem; Fundamentos, teoria organizacional e seminário interdisciplinar IOrientadores: Profs.
Mônica Maria Silva, Wilson Sanches, Sebastião Oliveira, Karen Manganotti e Márcia Bastos.
Tutor eletrônico: Cynthia Romira Morita
produção textual individual
cesar augusto bertotti ghiotto


A área de relação com investidores deve se basear em quatro pilaresessenciais: transparência, prestação de contas, sustentabilidade e equidade. Ao ser lançada, a Braskem firmou um Compromisso Público, amplamente divulgado pelos meios de comunicação, com os princípios e valores que orientam sua atuação. Nele se destaca o compromisso com o desenvolvimento sustentável, com o crescimento econômico e social do país - por meio do desenvolvimento tecnológico, o aumento dacompetitividade da cadeia produtiva da petroquímica e dos plásticos, a geração de divisas e a oferta de produtos que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população.
A transparência da companhia é avaliada do ponto de vista de sua real predisposição a informar e da qualidade da informação fornecida ao mercado. Há uma sutil diferença entre a transparência da área de Relações cominvestidores (RI) e a da companhia como um todo. No primeiro caso, o resultado depende não só do grau de transparência da companhia, mas também da capacidade da área de RI de passar as informações adiante com a mesma qualidade das que recebe. No segundo caso, o resultado depende apenas da política de divulgação e da vontade da companhia de ser transparente e aberta. Algumas empresas acreditam sertransparentes na comunicação com o mercado e se surpreendem ao constatar a visão diferente por parte dos investidores, que dizem receber muita informação geral, mas pouco da que precisam para uma avaliação criteriosa.
Na BRASKEM há uma interação estreita e constante entre a equipe de comunicação e outras áreas da companhia, como a de relações de investidores. Cerca de uma semana antes da divulgaçãotrimestral do balanço, a diretoria de comunicação, o presidente da petroquímica, o vice-presidente financeiro e os diretores de relações de investidores se reúnem para alinhar as principais mensagens, discutir o que deve ser reforçado entre analistas de mercado e imprensa e avaliar eventuais vulnerabilidades e o que pode ser feito para responder a questionamentos. Para obter um alinhamento mais preciso,são feitos dois encontros antes do anúncio dos resultados. Quando se divulgam os resultados anuais e é publicado o Relatório de Administração, em que está o balanço anual e as estratégias de curto e médio prazo, a interação também é estreita. A equipe de relações de investidores trabalha nos pontos a serem destacados, enquanto a de comunicação faz observações. A mensagem do presidente é feita peladiretoria de comunicação, que se reúne com o principal executivo da companhia para discutir o conteúdo do texto. “Assim conseguimos alinhar os relatos sob a mesma narrativa” diz o diretor geral da Braskem, Nelson Letaif.
Um bom site para os acionistas, com balanços bem-feitos e destacados, junto a um relatório anual detalhado e call conferences relevantes para a mídia são instrumentos a serviçode posicionar corretamente a empresa no mercado. Já há até ferramentas disponíveis para realizar assembleias com investidores via web, permitindo que mais gente vote nos rumos da empresa e evitando impedimentos como o trânsito ou à distância.
Em termos tecnológicos, a ferramenta mais utilizada pela Braskem era a planilha eletrônica Microsoft Excel. Como a equipe era pequena, isso não impediu...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • COMUNICAÇÃO INTERNA:
  • Comunicaçao interna
  • Comunicação interna
  • comunicaçao interna
  • Comunicação interna
  • Comunicação interna
  • Comunicação Interna
  • Comunicacao Interna

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!