Comunicação interna

Páginas: 10 (2263 palavras) Publicado: 1 de maio de 2011
Ìndice
Introdução _________________________________________________3
Comunicação Interna – O que é ? ______________________________4
Princípios da Comunicação Interna ____________________________5
Comunicação Interna – Para que serve ? ________________________7
Fluxo de Informação _________________________________________7
Nivel de Complexidade _______________________________________8Canal de Comunicação _______________________________________9
Formalidade da Comunicação _________________________________9
Conclusão _________________________________________________10
Bibliografia ________________________________________________11

Introdução 
   Comunicar é pôr em comum uma informação, é partilhar uma opinião, um sentimento, um comportamento.

   Tudo isto com o objectivode convencer, persuadir (de mudar a opinião, adoptar um comportamento diferente).

   Por natureza, o homem é um ser social, preparado para viver em sociedade. Conversar, transmitir conhecimentos, trocar experiências, evidenciar gostos e capacidades, contar medos, anseios e paixões, descrever derrotas ou vitórias que sobressaltam a cada instante do dia-a-dia leva-nos a estabelecer com os demaisuma multiplicidade de relações das quais resulta a nossa integração num conjunto relacional extremamente complexo.

   Como animal social, o homem partilha com os seus semelhantes normas, ideias, técnicas, valores, que lhe possibilitam a aceitação e a integração em grupo. A vida em sociedade data o homem de um código cultural – conjunto de normas formais ou informais que lhe moldam ocomportamento. As relações de grupo condicionam e padronizam comportamentos, e estendem a cada individuo os conhecimentos do grupo, necessários para a satisfação das suas necessidades. Assim, o homem é também um ser cultural.

   A comunicação humana é pôr ideias em comum por meio da compreensão. E a sua finalidade é o entendimento entre os homens. Para que exista entendimento é preciso que os homens secompreendam entre si, que , ao fim ao cabo, comuniquem. Poder-se-ia afirmar que comunicar é convencer alguém a desenvolver determinada acção, é estimular um comportamento auto especifico no receptor.

   “Comunicar” é pôr em comum, é a passagem do individuo ao colectivo.

Comunicação Interna – O que é ?
A comunicação interna engloba todos os actos de comunicação que se produzem no interiorde uma organização e  que variam nas modalidades em que são utilizados, nos instrumentos de veiculação e nas funções que desempenham.
Grunig e Conrad usam a expressão comunicação organizacional para descrever como as pessoas comunicam estrategicamente dentro das organizações. Neste âmbito, a comunicação organizacional engloba a comunicação com os empregados, com os gestores de nível médio, comos gestores de topo e os seus subordinados, descrevendo como se relacionam uns com os outros dentro da organização.
Antes da comunicação ter a relevância actual, a única aptidão exigida à direcção de uma organização era estabelecer procedimentos administrativos, instruções de produção e todas as informações necessárias ao funcionamento da empresa. Para além da importância que a informaçãooperacional tem para a organização e para o indivíduo, a informação que não é directamente essencial ao funcionamento da empresa tem uma importância cada vez maior. Cada vez mais os trabalhadores querem estar informados sobre os factores externos e internos que influenciam a segurança e a natureza do seu trabalho como, por exemplo, as novas tecnologias, a expansão da empresa ou os despedimentos, asregalias e as políticas salariais.
Querem estar informados sobre a empresa relativamente aos seus lucros, aos novos produtos e aos seus objectivos. Querem também estar informados sobre as pessoas noutros departamentos, sobre a empresa e as pessoas na sua globalidade.

Princípios da Comunicação Interna
Como referimos anteriormente, a comunicação pode ser definida como o processo pelo qual...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • COMUNICAÇÃO INTERNA:
  • Comunicaçao interna
  • Comunicação interna
  • comunicaçao interna
  • Comunicação interna
  • Comunicação interna
  • Comunicação Interna
  • Comunicacao Interna

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!