Comunicação Interna e Gestão da Qualidade Total: Caso Volks

Páginas: 6 (1296 palavras) Publicado: 29 de abril de 2015
Aluno: Juliano Lacerda da Silva Turma: 142 B RA: 201480150 Data: 28/03/15
Professor: Gerson Kiste – Gestão da Qualidade

Resumo: COMUNICAÇÃO INTERNA E GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL: O CASO VOLKSWAGEN – UNIDADE RESENDE

Introdução
Neste artigo, observam-se as tênues fronteiras entre as distintas áreas de atuação de diversos profissionais envolvidos, atualmente, nosprocessos de produção e gestão empresarial. Trata-se da gestão integrada de processos, que possui como arcabouço para as relações humanas o processo de comunicação.
Com isso, observou-se que os veículos e o processo de comunicação adotados na implantação do gerenciamento da Qualidade Total, em meados da década de 1990, necessitavam de um tratamento mais especializado e que fossem produzidos porprofissionais também especializados.
A hipótese formulada foi assim definida:
A gestão da Qualidade Total requer profissionais interagindo integralmente para a promoção dos fluxos da Comunicação Interna e integrados para a gestão dos novos processos.
A constatação acima ocorreu a partir de visitas realizadas a empresas de grande porte e observou-se que o tratamento dado aos instrumentos e processos decomunicação adotados no gerenciamento da Qualidade Total não possuíam a competência comunicativa necessária para a implantação do processo de mudança proposto.
O objetivo principal deste estudo foi conhecer a comunicação interna da organização, com a finalidade de descrever seus procedimentos. A investigação inicial, a partir da aprovação da pesquisa pela empresa, foi conduzida e realizada com trêsgerentes da unidade.
Método da Pesquisa
O trabalho de investigação abrangeu dois momentos: o da investigação da bibliografia referente ao tema tratado e o da pesquisa de campo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo como método o estudo de caso.
Utiliza-se o estudo de caso quando se pretende responder às perguntas “como” e “por que” certos fenômenos ocorrem, quando há pouca possibilidade decontrole sobre os eventos estudados.
A escolha da empresa estudada, a Volkswagen do Brasil, unidade Resende, ocorreu a partir do interesse em conhecer com mais profundidade o ambiente interno de uma organização que revelasse grande preocupação com o controle da Qualidade de seus produtos e que pertencesse ao setor automobilístico, uma vez que o controle mais rigoroso da Qualidade teve como berçoa indústria automobilística.

Síntese da Pesquisa Bibliográfica
No Ocidente, os conceitos sobre Qualidade começaram a ser incorporados pelo meio empresarial com maior ênfase a partir da década de 1970. Isto porque, a partir dessa década, o Japão emerge como uma nova potência industrial, em decorrência de um período pós-guerra e em função de um aumento da competitividade da indústria no mercadointernacional. Este fato eleva o país à condição de carro-chefe na introdução de novos parâmetros de processos de manufatura e de gestão organizacional. Surge, então, nos países industrializados, uma tendência a explicar e entender o Modelo Japonês de organização.
Para o principal engenheiro de produção da Toyota, Taiichi Ohno, os métodos de produção em massa empregados por Detroit não serviriamcomo estratégia competitiva. Dessa forma, métodos de gestão da Qualidade foram sendo incorporados aos poucos, através de uma nova redefinição de fabricação do produto, começando pelo design e indo até a montagem final. O cliente passa a ter papel preponderante na manufatura, uma vez que passa a reagir contra os defeitos e a selecionar mais cuidadosamente a qualidade dos produtos. A preocupação com odesperdício de materiais ao longo da cadeia de produção e a necessidade de substituição por um novo método na linha de montagem foram sendo incorporadas através da filosofia da melhoria contínua, conhecida como Kaizen – Círculos de Controle da Qualidade.
A indústria japonesa fez uma clara escolha ao colocar no mercado produtos de qualidade a preços baixos. A indústria, japonesa insistiam no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Comunicacao interna estudo de caso
  • GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL
  • Gestão da qualidade total
  • gestão da qualidade total
  • Gestão pela qualidade total
  • Gestão de qualidade total
  • Gestão da qualidade total
  • Gqt

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!