Comunicação humana

Páginas: 6 (1405 palavras) Publicado: 22 de março de 2013
A comunicação Humana

Conceitualmente, a comunicação humana compreende miríades de formas, por meio das quais os homens transmitem e recebem ideias, impressões e imagens de toda ordem. Algumas dessas formas, embora compreensíveis, jamais conseguem expressar-se por palavras.
A comunicação, pois, exige, em primeiro lugar, que os símbolos, no caso os sons, tenham significação comum para os doisindivíduos envolvidos no processo:
1. O emissor, ou destinador, ou remetente, ou enunciador, ou codificador.
2. O receptor, ou destinatário, ou ouvinte, ou enunciatário, ou decodificador.
Essa verificação é importante, quando se trata de conhecer melhor o processo da comunição humana. Ele se completa com o intercâmbio dos significados, quando se chega à compreensão. A comunicação humana é ointercâmbio compreensivo de significações por meio de símbolos. Por que símbolos e não palavras? Porque a comunicação humana transcende o mundo das palavras e penetra no universo da linguagem.
O processo da comunicação humana

O processo da comunição humana não se diferencia do processo do comportamento. A determinado estímulo corresponde a uma resposta. A comunicação humana é, assim, resposta aum estímulo interno ou externo. Essa resposta a um estímulo forma na mente uma ideia ou uma imagem com seu símbolo representativo que conhecemos por experiência anterior: o nome. É o sentimento resultante dessa experiência que, expresso, completa o processo da comunição humana, ou seja, estímulo, associação, ideia ou imagem, experiência anterior, expressão de um sentimento por meio de um nomeracional.
A comunicação humana esta na dependência inicial da atenção. A atenção do receptor é uma resposta despertada por um estímulo: os sons, que eu articulo e emitido. O aparelho auditivo do receptor, desde que ele preste atenção, capita a emissão do aparelho fonador do transmissor. Atingindo o aparelho, os sons impressionam os condutos que levam ao cérebro, onde, por um novo processo deestímulo- resposta, os sons adquirem significado transformando-se em palavras.
Alguns desses agrupamentos não tem qualquer significação, enquanto em outros a significação é obscura e pode ser interpretada dubiamente. Nenhum desses agrupamentos de palavras é uma frase, na acepção do termo: unidade fundamental do discurso, ou seja, aquele mínimo de palavras com que consigo comunicar-me; reunião de palavrasque formam um sentido completo. Somente uma frase é capaz de transmitir o significado.

Os elementos básicos do processo da comunição humana

No processo da comunição humana intervêm, em princípio, necessariamente, dois elementos:
1. O emissor
2. O receptor
A comunição humana exige a participação, no mínimo, de duas pessoas. Uris, para demonstrar sua teoria, recorre ao dualismo platônico:o corpo e a alma – a fim de estabelecer o diálogo. A autocomunição faz-se dialética na prática, mediante o artifício de considerar, dentro de um mesmo homem, dois seres distintos.
O processo de comunicação humana já passa a requerer então, então, três elementos, a saber: o emissor, o receptor, a mensagem.
Toda mensagem no processo da comunicação humana precisa ser significativa, deve dizerqualquer coisa em comum para o emissor e para o receptor. Se não falo nem leio japonês, será perfeitamente inútil mensagem falada ou escrita nessa língua, por meio mais clara que ela seja em japonês. Dessa verificação pode se concluir que a linguagem em comum que empresta significado à mensagem, compreendendo-se por “linguagem” tudo que serve à comunicação humana: palavras, sons, gestos, sinais esímbolos, etc.
Pela exigência da significação é ato inteligente. Cada reação leva-me a interpretações diferentes do que se passa na mente do interlocutor.
Interpretações negativas e positivas são igualmente válidas, pois estamos nos obscuros domínios da significação – a verdadeira substância da comunição humana, substância no duplo sentido de essência e natureza. Para que meu significado seja...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Comunicação humana
  • Comunicação humana
  • Comunicacao Humana
  • A comunicação humana
  • Comunicação humana
  • Comunicação humana
  • Comunicação Humana
  • comunicação humana

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!