Comunicação história

Páginas: 12 (2904 palavras) Publicado: 27 de novembro de 2012
CENTRO PAULA SOUZA ETEC DE SUZANO

25 DE SETEMBRO DE 2012
A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO PARA O PROFISSIONAL DE SECRETARIADO
COMUNICAÇÃO
[Digite o nome do autor]

INTRODUÇÃO
A evolução histórica da profissão de Secretariado Executivo mostra o empenho dos profissionais em serem reconhecidos no mercado de trabalho como assessores gerenciais, papel importante nas empresas no cenário atual.Com as transformações ocorridas nas teorias organizacionais e na prática da administração de empresas, o Secretário Executivo tem encontrado um espaço privilegiado na assessoria executiva, o que leva a uma atualização também do seu perfil.
Frente a esse novo perfil observa-se que um aspecto extremamente importante para a empresa tomou uma dimensão ainda maior para o Secretário Executivo, acomunicação. A comunicação tem se mostrado de fundamental importância para as empresas na forma como estas se relacionam com seu ambiente, na implementação das estratégias organizacionais, no desenvolvimento da imagem da empresa, na formação de sua cultura organizacional, entre vários outros aspectos (TORQUATO, 2002; KUNSCH, 2003).
É preciso mencionar que o Secretário Executivo que pretenda atuar nestecontexto organizacional deve buscar eficiência e eficácia na comunicação, pois assume a função de assessor executivo, passando a ser o responsável por várias atividades organizacionais, desde as mais rotineiras como organizar reuniões, viagens e agenda, até as mais elaboradas, como assessorar projetos, apresentar relatórios e pareceres, representar o executivo em negociações e eventos, quando éacionado para articular e implementar inovações nas atividades gerenciais, considerando que a informação deve respaldar coerentemente todo o processo de comunicação.

ORIGEM DA COMUNICÃO
Os homens das cavernas, com seu cérebro rudimentar, devia se comunicar através de gestos, posturas, gritos e grunhidos, assim como os demais animais não dotados da capacidade de expressão mais refinada.Com certeza,em um determinado momento desse passado, esse homem aprendeu a relacionar objetos e seu uso e a criar utensílios para caça e proteção e pode ter passado isso aos demais, através de gestos e repetição do processo, criando assim, uma forma primitiva e simples de linguagem.
Com o tempo, essa comunicação foi adquirindo formas mais claras e evoluídas, facilitando a comunicação não só entre os povosde uma mesma tribo, como entre tribos diferentes. As primeiras comunicações escritas (desenhos) de que se têm notícias são das inscrições nas cavernas 8.000 anos a.C.
1. 3800 A.C.
Enquanto o homem não sabia falar, do jeito como fazemos hoje, valia fazer desenhos em cavernas a partir de pigmentos de argila, hematita e carvão vegetal.

2. 3200 A.C.
Os Sumérios criaram alfabetos formados porfiguras que representam objetos do cotidiano. Com a sistematização desse tipo de desenhos, os fenícios também desenvolveram um modelo de escrita.

3. 3000 A.C.
Surgia o sinal de fumaça, uma maneira de informar à distância. Indígenas americanos foram os primeiros a usar os sinais, que seguiam um princípio depois adotado nos telégrafos: um cobertor abafava o fogo e soltava a fumaça em intervalosregulares.

4. 2900 A.C.
Começava a ser usada uma das formas de se enviar dados mais resistentes ao tempo: o transporte de mensagens com pombos-correio. Os registros mais antigos datavam do Egito de Ramsés II, mas até 2002 as aves eram usadas ainda pela polícia indiana.

5. 550 A.C.
O tataravô do correio atual nasceu com Ciro II, rei da Pérsia, que desenvolveu um sistema de postos de parada paraos homens que levavam cartas a cavalo.

6. 1455
Para a mídia surgir e facilitar o acesso à informação, foi necessário que Johannes Gutenberg melhorasse a impressão, que existia havia 14 séculos na China.

7. 1837
O americano Samuel Morse (1791-1872) criava o telégrafo. Ele queria um jeito de trocar mensagens que o governo americano não entendesse.

8. 1893
Aparecia o rádio, atribuído...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A história da comunicação
  • História da comunicação
  • A história da comunicação
  • historia da comunicaçao
  • Historia da comunicação.
  • História da comunicação
  • historia da comunicação
  • a historia da comunicação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!