Comunicação empresarial

Páginas: 5 (1183 palavras) Publicado: 20 de maio de 2012
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
Aula 05

Para reflexão: “Certa vez um discípulo perguntou a Sócrates qual seria a diferença entre um homem culto e um inculto. Ao que o mestre respondeu: • A mesma que há entre uma pessoa viva e uma pessoa morta.”

2

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
Aula 05

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
Aula 05

Recomeçar é uma questão de atitude

Temos muitos problemas a resolver,muitas decisões a tomar, muitos procedimentos a aprender. Isso não significa, obviamente, que dominar conceitos deixou de ser importante.“ Competências é um conjunto de habilidades/ conhecimentos. Habilidades é o saber fazer.

3

4

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
Aula 05

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
Aula 05

Assim, identificar variáveis, compreender fenômenos, relacionar informações, analisarsituações-problema, sintetizar, julgar, correlacionar e manipular são exemplos de habilidades.

As competências pressupõem operações mentais, capacidades para usar as habilidades, emprego de atitudes adequadas à realização de tarefas e conhecimentos.

5

6

1

Competências: CP0107 – Usar adequadamente linguagens das diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se expressar.COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
Aula 05

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
Aula 05

Competências: CP0107 – Usar adequadamente linguagens das diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se expressar. CP0207 – Usar corretamente a língua portuguesa para comunicar-se de forma adequada e para estruturar pensamento próprio. CP0307 – Utilizar técnicas de comunicação e expressão oral. CP0407 –Dominar metodologias de estudo (tais como sublinhar, anotar e resumir).

7

8

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
Aula 05

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
Aula 05

Habilidades: HB0107 – Reconhecer, confrontar e harmonizar diversas linguagens para a comunicação de uma informação, de uma idéia ou de uma intenção. HB0207 – Comunicar, discutir e defender idéias próprias mobilizando adequadamente diferenteslinguagens. HB0307 – Saber utilizar os padrões da norma culta.

AULA ATIVIDADE 01

9

10

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
Aula 05

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
Aula 05

Narrar é contar um ou mais fatos que ocorreram com determinadas personagens, em local e tempo definidos. Por outras palavras, é contar uma história, que pode ser real ou imaginária.

1. Narrador de 1ª pessoa (eu / nós): é aqueleque participa da ação, ou seja, que se inclui na narrativa. Trata-se do narrador personagem. Exemplo: Andava pela rua quando de repente tropecei num pacote embrulhado em jornais. Agarrei-o vagarosamente, abri-o e vi,surpreso, que lá havia uma grande quantia em dinheiro.
11 12

2

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
Aula 05

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
Aula 05

2. Narrador de 3ª pessoa (ele / eles): éaquele que não participa da ação, ou seja, não se inclui na narrativa. Temos então o narrador-observador. Exemplo: João andava pela rua quando de repente tropeçou num pacote embrulhado em jornais. Agarrou-o vagarosamente, abriu-o e viu, surpreso, que lá havia uma grande quantia em dinheiro.

Exemplo: Estava parado na entrada do estacionamento, quando vi, a meu lado, um rapaz que caminhavalentamente pela rua. Ele tropeçou num pacote embrulhado em jornais. Observei que ele o agarrou com todo o cuidado, abriu-o e viu, surpreso, que lá havia uma grande quantia em dinheiro.
13 14

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
Aula 05

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
Aula 05

Assim, os elementos básicos do texto narrativo são: 1. Fato (o que se vai narrar); 2. Tempo (quando o fato ocorreu); 3. Lugar (onde o fatose deu); 4. Personagens (quem participou do ocorrido ou o observou); 5. Causa (motivo que determinou a ocorrência); 6. Modo (como se deu o fato); 7. Consequências.

Esquema de Narração 1º Parágrafo: explicar que fato será narrado; determinar o tempo e o lugar - INTRODUÇÃO 2º Parágrafo: causa do fato e apresentação das personagens - DESENVOLVIMENTO 3º Parágrafo: modo como tudo aconteceu...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Comunicação empresarial, comunicação institucional
  • Comunicação empresarial
  • Comunicação Empresarial
  • COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
  • comunicação empresarial
  • Comunicaçãõ empresarial
  • comunicacao empresarial
  • Comunicação Empresarial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!