Comunicação empresarial

Páginas: 13 (3017 palavras) Publicado: 21 de abril de 2012
UNIP - Universidade Paulista
Disciplina: Comunicação Empresarial
Profa. Angeles Treitero

Neste texto vamos tratar de alguns aspectos importantes na elaboração de um texto.

Estrutura interna de um texto:

Tópico frasal
Idéias secundárias
Seqüência de idéias
Coerência
Concisão
Coesão

Parágrafo:
Os textos são estruturados geralmente em unidades menores, os parágrafos,identificados por um ligeiro afastamento de sua primeira linha em relação à margem esquerda da folha. Possuem extensão variada: há parágrafos longos e parágrafos curtos. O que vai determinar sua extensão é a unidade temática, já que cada idéia exposta no texto deve corresponder a um parágrafo.
É muito comum nos textos de natureza dissertativa, que trabalham com idéias e exigem maior rigor e objetividade nacomposição, que o parágrafo-padrão apresente a seguinte estrutura:
a) introdução - também denominada tópico frasal, é constituída de uma ou duas frases curtas, que expressam, de maneira sintética, a idéia principal do parágrafo, definindo seu objetivo;
b) desenvolvimento - corresponde a uma ampliação do tópico frasal, com apresentação de idéias secundárias que o fundamentam ou esclarecem;c) conclusão - nem sempre presente, especialmente nos parágrafos mais curtos e simples, a conclusão retoma a idéia central, levando em consideração os diversos aspectos selecionados no desenvolvimento.

Qualidades da redação empresarial:

1-objetividade – segundo o dicionário Aurélio - relativo ao alvo que se pretende atingir.

Na elaboração de um texto o importante é saber:

- Qual é o objetivode sua comunicação?
- O que você pretende com ela?
- O que espera que seu leitor faça ao terminar de lê-la?
- Não deixe as informações mais importantes para o final nem as espalhe pelo texto.
- O primeiro parágrafo é o lugar certo para resumir o essencial da comunicação. (tópico frasal)

2-Vá direto ao ponto - Evite rodeios. É engano achar que ir diretamente ao assunto é sinônimo degrosseria ou rudeza. Na Comunicação empresarial, quanto mais direto for o texto, maior a eficácia do processo.

3-clareza – segundo o dicionário Aurélio a qualidade do que é claro ou inteligível. Que se compreende bem.
- use palavras de entendimento geral – Evite termos complexos ou técnicos. Os grandes comunicadores usam palavras comuns, o que favorece a compreensão e a empatia entre comunicador eleitor.
- Construa frases de fácil leitura – Inversões linguísticas e estilo rebuscado podem ser itens valorizados na literatura. Na comunicação empresarial, os excessos estilísticos se transformam em ruído, atrapalhando a compreensão e distanciamento ao leitor do emissor.

a) Tópico Frasal

A idéia central do parágrafo é enunciada através do período denominado tópico frasal. Esse períodoorienta ou governa o resto do parágrafo; dele nascem outros períodos secundários ou periféricos; ele vai ser o roteiro do escritor na construção do parágrafo; ele é o período mestre, que contém a frase-chave. Como o enunciado da tese, que dirige a atenção do leitor diretamente para o tema central, o tópico frasal ajuda o leitor a agarrar o fio da meada do raciocínio do escritor; como a tese, o tópicofrasal introduz o assunto e o aspecto desse assunto, ou a idéia central com o potencial de gerar idéias-filhote; como a tese, o tópico frasal é enunciação argumentável, afirmação ou negação que leva o leitor a esperar mais do escritor (uma explicação, uma prova, detalhes, exemplos) para completar o parágrafo ou apresentar um raciocínio completo. Assim, o tópico frasal é enunciação, supõedesdobramento ou explicação.
A idéia central ou tópico frasal geralmente vem no começo do parágrafo, seguida de outros períodos que explicam ou detalham a idéia central.

Exemplos:
Ao cuidar do gado, o peão monta e governa os cavalos sem maltratá-los. O modo de tratar o cavalo parece rude, mas o vaqueiro jamais é cruel. Ele sabe como o animal foi domado, conhece as qualidades e defeitos do animal,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Comunicação empresarial, comunicação institucional
  • Comunicação empresarial
  • Comunicação Empresarial
  • COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
  • comunicação empresarial
  • Comunicaçãõ empresarial
  • comunicacao empresarial
  • Comunicação Empresarial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!