Comunicação empresarial uma ferramenta estratégica

Páginas: 7 (1659 palavras) Publicado: 15 de maio de 2012
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL UMA FERRAMENTA ESTRATÉGICA
A comunicação é apontada como interação, e diálogo , tornar comum, não pode ser confundida com a simples transmissão de informações, no ambiente das organizações, como "instrumento de divulgação e de controle, de uma abordagem estratégica ; A ação comunicacional e construída pela organização, a partir da sua realidade, identidade e pelosinstrumentos de comunicação como (meios e mensagens), permite a realização do processo comunicacional, no qual o emissor e o receptor participa de um jogo de relações interativas; eles interagem, constroem e dispõem efeitos de sentido na cadeia de comunicação. É preciso, nesse sentido, uma maior compreensão de como uma organização utiliza a informação para construir significados, criar conhecimentos etomar decisões. Para a criação de um programa estratégico de comunicação que atinja todos os membros de uma organização, dois fatores devem estar presentes: a clareza e a transparência. Essas características contribuem para definir as mensagens de forma programada, de modo a aumentar o nível de consciência dos públicos e o acerto de todo o processo. As mudanças de cenário levaram as empresas avalorizar a comunicação como ferramenta estratégica de gestão, a praticá-la de maneira profissional e a investir no desenvolvimento de processos capazes de atender às expectativas de seus públicos. Diante do impacto das mudanças nas relações e colaboradores, a comunicação precisa ser repensada, definindo-se com clareza e objetividade seu papel dentro dos demais processos transformadores dasorganizações.
É preciso estabelecer com clareza qual deve ser o papel estratégico da comunicação dentro da nova realidade empresarial. Repensar a comunicação significa conhecer as idéias que influenciaram a comunidade interna, como ela reage diante das mudanças e como interpreta os novos posicionamentos organizacionais e principalmente sua declaração de missão, visão e valores. Significaainda rever a linha editorial que conduz a comunicação da empresa. A comunicação com os empregados precisa ser levado em consideração, que se eles mudaram o paradigma comunicacional não pode se manter como no passado, precisa ser renovados para atender à nova situação da convivência interna da empresa. Não se pode mais manter um sistema de informação que se limita a repetir, fatos já passados e quenão possa discutir os conflitos da organização; Os comunicadores, para serem bem-sucedidos, devem conhecer com maior profundidade o público interno para qual dirigem suas mensagens.A percepção da comunicação como fator estratégico é muito recente, e a dificuldade em se mensurar seu retorno, em valorizá-la, tem sido uma tendência cada vez mais forte nas organizações. Portanto, comunicação é osistema central da organização, e deve transcorre sob a ótica da qualidade ;

Palavras-Chave: comunicação empresarial, globalização, estratégia, relações empresa x colaboradores.

INTRODUÇÃO

A história da comunicação organizacional no Brasil teve seu início na década de 70, de maneira tímida e fragmentada. Existiam em pequena escala organizações multinacionais que publicavam jornais internospara empregados, chamados à época, por influência estrangeira, de house-organs. Não se podia contar ainda com contingente expressivo de profissionais de comunicação, pois o primeiro curso de jornalismo fora criado em 1947 pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero em São Paulo.
Aos poucos, aumentava o número de empresas que faziam divulgações para públicos internos e externos – jornais erevistas – ainda muito incipientes e sem qualidade editorial. Um grupo de empresários e comunicadores avaliou a oportunidade de novo mercado e criou uma associação, com o objetivo de coordenar as publicações empresariais e de treinar editores, uma vez que os produtos não apresentavam a qualidade editorial e gráfica.
Foi assim que, em 1967, surgiu a Associação Brasileira dos Editores de Revistas e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL, UMA FERRAMENTA ESTRATÉGICA
  • O DESIGN THINKING COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA PARA INOVAÇÃO NA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
  • Dva como ferramenta de comunicação empresarial
  • COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL COMO FERRAMENTA DE TRABALHO
  • O novo cenário da comunicação como ferramenta estratégica
  • A comunicação empresarial como ferramenta da responsabilidade social
  • O PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA DA GESTÃO EMPRESARIAL
  • O relato com ferramenta de comunicação empresarial interna e externa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!