Comunicação Empresarial Interna

Páginas: 7 (1664 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2013
Para muitas empresas, as informações desordenadas que circulam entre departamentos ou corredores, e até mesmo fora do ambiente corporativo, podem resultar em dor de cabeça para a alta direção. Isso é facilmente compreensível, já que nem toda divulgação desse tipo corresponde à realidade. Resultado: a credibilidade da organização pode ficar abalada tanto junto aos funcionários quanto ao clienteexterno, gerando uma certa instabilidade corporativa.
Foi justamente para evitar problemas dessa natureza que a Refrescos Guararapes resolveu otimizar o capital humano como ponto principal para a estruturação das estratégicas corporativas. A partir desse enfoque, em setembro de 2004, a organização resolveu investir na criação de um setor específico de Comunicação, que passou a ser o principalagente facilitador capaz de transmitir informações em uma via de mão-dupla e promover o equilíbrio entre os interesses da empresa e os públicos envolvidos - colaboradores, Imprensa e receptivo escolar. Na composição desse departamento, encontram-se profissionais de relações públicas, jornalismo, publicidade e marketing.
Há mais de 20 anos no mercado, a Refrescos Guararapes é controlada pela TheCoca-Cola Company. Conta com quatro fábricas (Jaboatão dos Guararapes/PE, Suape/PE, PetrolinaPE e João Pessoa/PB) e mais três centros de distribuição (Caruaru/PE, Garanhuns/PE e Campina Grande/PB). Juntas, as unidades têm capacidade de produção instalada de 550 milhões de litros de bebidas por ano. Gera mais de 2 mil empregos diretos e 20 mil indiretos em Pernambuco e na Paraíba. Além de fabricarprodutos do portfólio Coca-Cola, a Refrescos Guararapes distribui bebidas como Kaiser, Bavaria, Kero Coco, Schweppes, Nestea, Minute Maid Mais e Burn, em mais de 60 mil pontos de vendas.
De acordo com Adriana Galvão, gerente corporativa de Recursos Humanos da Refrescos Guararapes, a organização acredita que somente com uma política focada nas pessoas, apoiada por uma estratégia de comunicação clara edefinida, é possível sustentar o modelo de gestão, daí a razão da empresa ter criado o setor de Comunicação. Com esse investimento, uma das principais mudanças percebida pela companhia foi a maior facilidade que a empresa conquistou para comunicar decisões estratégicas e outras informações de interesse coletivo a todos os funcionários.
Apesar de estar focado para três públicos diferentes -funcionários, clientes externos e visitantes que vão ao receptivo escolar - é para o público interno que a empresa realiza um trabalho mais abrangente, pois o departamento de Comunicação tem a desafiadora tarefa de deixá-lo informado e integrado com a organização. Para manter os profissionais informados, as ferramentas de comunicação utilizadas são: Coke News (jornal interno bimensal); quadros de avisos(atualizados semanalmente); News Diárias (cada diretoria tem um dia da semana para divulgar suas notícias) e a Intranet (site interno somente com notícias sobre a Refrescos Guararapes e que prevê a inclusão digital de todas as unidades).
A empresa também recorre a programas que visam estimular a comunicação interna e integrar os funcionários. Dentre esses, encontram-se: - Presidente On-line -Canal de comunicação direto entre os colaboradores e o presidente da Refrescos Guararapes, o qual pode ser feito por e-mail ou carta. Tudo é respondido pelo próprio presidente e a iniciativa tem bastante credibilidade entre os funcionários. 
- Café com Coca-Cola - Uma vez por mês, o presidente e cada um dos diretores convidam funcionários de todos os setores para conversarem, durante a primeirarefeição do dia, sobre temas diversos que incluem sugestões, críticas, problemas e possíveis soluções para a empresa. Na ocasião, um representante da área de Comunicação anota tudo em ata e após uma semana, os participantes do café recebem todos os seus questionamentos respondidos. Detalhe: no encontro, não participam subordinados e chefes diretos. 
- Programa Novas idéias - As melhores idéias,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Comunicação empresarial interna
  • Instrumentos de comunicação empresarial interna
  • Auditoria de comunicação interna empresarial
  • Comunicação empresarial interna e externa
  • Comunicação empresarial interna
  • Comunicação Interna Empresarial inviolavel
  • O relato com ferramenta de comunicação empresarial interna e externa
  • Comunicação interna

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!