Comunicação em saude

Páginas: 5 (1047 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2014
 AVALIAÇÃO DE COMUNICAÇÃO EM SAÚDE
 
Questão 1: (Valor 20,00) “Comunicação em saúde diz respeito ao estudo e utilização de estratégias de comunicação para informar e para influenciar as decisões dos indivíduos e das comunidades no sentido de promoverem a sua saúde”.
Crie uma situação fictícia (as 3 na mesma situação) que envolva Educação,Promoção e Comunicação em Saúde para mostrar a diferença entre as 3 e explique de forma clara e completa esta relação.

Um dentista vai a uma escola de educação infantil dar uma palestra sobre cuidados com a higiene oral. Leva consigo diversos dispositivos como, por exemplo, o DVD de um filme da dona escova, macro modelos de arcadas e de escovas, um jacaré de pelúcia com uma grande bocacheia de dentes e kits contendo escova, creme dental e fio dental. Após conversar um pouco com as crianças, passa o filme. Depois com os macro modelos e com o jacaré de pelúcia explica como deve ser feita uma boa escovação e esclarece as dúvidas que as crianças tiveram. Distribui um kit para cada um e convida todos para passarem num escovódromo para fazerem uma escovação de acordo com o que foiconversado.
Educação em saúde é a troca de conhecimento e experiências entre profissionais de saúde e a população como um todo.
Não basta educar sem que as pessoas reflitam sobre os objetivos desta transmissão de conhecimento.
Para educar é necessário ferramentas de comunicação que tornem a transmissão de conhecimentos mais atrativa e eficiente.
Através da educação adquirida com o uso deferramentas de comunicação as pessoas tornam-se capazes de realizar a promoção de sua saúde, levando a melhorias em sua qualidade de vida.
 
Questão 2: (Valor 20,00) Descreva, com suas palavras, de que forma, onde e por quem é realizada a Comunicação em saúde.

No meu ponto de vista a comunicação em saúde não é só uma estratégia para promover indivíduos e coletividade de informações, pois sabemos que ainformação não é suficiente para favorecer mudanças, mas é uma chave, dentro do processo educativo, para compartilhar conhecimentos e práticas que podem contribuir para a conquista de melhores condições de vida. Sabe-se que a informação de qualidade, colocada no momento oportuno, com utilização de uma linguagem clara e objetiva, é um poderoso instrumento de promoção da saúde. O processo decomunicação deve ser ético, transparente, atento aos valores, opiniões, tradições, culturas e crenças das comunidades, respeitando e considerando e reconhecendo as diferenças, baseando-se na apresentação e avaliação de informações educativas, interessantes, atrativas e compreensíveis. Não há dúvida que a comunicação em saúde acaba por afetar a relação do paciente com a saúde, não apenas do ponto devista preventivo (para evitar a doença) como também do ponto de vista da adaptação psicológica dos doentes à própria doença e sua recuperação. Por isso e tantas outras coisas que é importante a comunicação em saúde entre a comunidade e os técnicos de saúde.



Questão 3: (Valor 15,00) Em sua opinião, a mídia está preparada e está “dando conta do recado” na sua função de Comunicação em Saúde?A comunicação eficaz com a mídia é evidentemente uma responsabilidade-chave dos profissionais de saúde pública. É muito fácil ser pego despreparado, especialmente em entrevistas repentinas ou muito exigentes com a mídia. A preparação é vital. Se alguém se comunica mal pode ser visto como incompetente, negligente ou desonesto. Se alguém se comunica bem pode alcançar mais pessoas com uma mensagemde saúde pública clara e confiável. Em minha opinião a mídia em seus mais diversos veículos de comunicação de um papel de fundamental importância deixa a desejar, não mostrando para a população a importância de uma boa comunicação.

Questão 4: (Valor 15,00) No artigo 1, Comunicação em Saúde, é relatada dificuldade de comunicação entre técnicos de saúde e utentes, em sua opinião porque isso...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • comunicaçao e saude
  • Comunicação e Saúde
  • comunicação e saúde
  • Comunicação em saúde
  • comunicação na saude
  • Comunicação e Saúde em Contexto Multicultural
  • Comunicação, Saúde e Gravidez na Adolescência
  • Educação e comunicação em saude

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!