Comunicação em Massa

Páginas: 2 (395 palavras) Publicado: 28 de julho de 2014
Comunicação de massa e veículos de massa[editar | editar código-fonte]
Apesar da comunicação autêntica ser a que se assenta sobre um esquema de relações simétricas — numa paridade de condições entreemissor e receptor, na possibilidade de ouvir o outro e ser ouvido, como possibilidade mútua de entender-se —, os meios de comunicação de massa são veículos, sistemas de comunicação num único sentido(mesmo que disponham de vários feedbacks, como índices de consumo, ou de audiência, cartas dos leitores). Esta característica distingue-os da comunicação pessoal, na qual o comunicador conta comimediato e contínuo feedback da audiência, intencional ou não, e leva alguns teóricos da mídia[quem?] a afirmar que aquilo que obtemos mediante os meios de comunicação de massa não é comunicação, poisesta é via de dois sentidos e, por tanto, tais meios deveriam ser denominados veículos de massa.

A divulgação em grande escala de mensagens, a rapidez com que elas são absorvidas, a amplitude queatingem todo tipo de público, cuja própria sociedade através da indústria cultural criou e se alimenta, gera um enorme interesse e abre espaço para o estudo de nosso comportamento.

A concentração dasmassas no cenário social, desde a concentração industrial de mão-de-obra nas grandes cidades, tornou visível a força das massas até a constituição do massivo como modo de existência do popular. Aexistência do popular, por sua vez, traz consigo a necessidade de meios de comunicação, o que podemos denominar de meios de cultura de massa que, em geral, equivale a nomear aquilo que é como um conjunto demeios massivos de comunicação.

É possível afirmar que as modalidades de comunicação que nos meios de cultura de massa e com eles aparecem, só foram possíveis na medida em que a tecnologiamaterializou mudanças que, a partir da vida social, dão sentido a novas relações e novos usos. Estamos, portanto, situando a mediação no âmbito dos meios, isto é, num processo de transformação cultural que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Comunicação em Massa
  • A comunicação em massa
  • Comunicação em massa
  • Comunicação em Massa
  • Comunicação de Massa
  • Comunicação de massa
  • Comunicação em Massa
  • A era da comunicação em Massa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!