Comunicação em enfermagem

Páginas: 6 (1358 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
1. TÉCNICAS E METÓDOS DE COMUNICAÇÃO

Ao se pensar na em enfermagem mencionar é de suma importância o processo comunicativo a ela relacionado. Um cliente pode obter a curar tratando-se com medicamentos e cuidados de enfermagem, mas a comunicação é processo essencia.
O tratamento do paciente inicia-se com a comunicação e ficar conversando com ele muitas vezes é o próprio remédio. Assim, oprofissional de enfermagem deve identificar a cultura do cliente para saber como lhe dar com ele, pois o entendimento deste só será possível através do mesmo tipo de linguagem, dessa forma, a comunicação com os enfermos deve ser de acordo com a sua idade, nível cultural, escolaridade, região em que mora, etc.
O profissional de saúde deve saber a forma hospitalar e popular de se comunicar, poiscomunicação só será benéfica quando o receptor, ou seja, paciente/cliente, tiver entendimento do que o transmissor lhe traz. O profissional equivoca-se ao pensar que está ajudando um paciente omitindo fatos relacionados ao problema a ser resolvido, muito pelo contrário, pois ele deve ser orientado corretamente do do tipo de sua patologia e as suas restrições, estando preparado frente ao problemapara poder cuidar-se e melhorar seu quadro clínico.
Assim, pacientes adultos, adolescentes ou crianças, independente de qual for sua doença, terão grande melhoras quando a equipe de saúde, sem ocultar nada, tenha para com ele uma comunicação adequada. Além de tudo, a comunicação pode evitar conflitos ou dúvidas, referente aos procedimentos realizados. Assim, a comunicação adequada é aquela quetenta diminuir conflitos, mal-entendidos e atinge objetivos definidos, para a solução de problemas detectados na interação dos pacientes, buscando orientá-los para tranqüilizá-los.
Estudos mostram que o número de profissionais de saúde no mercado de trabalho não significa a excelência em qualidade na área, ela pode significar uma opção a mais no mercado sem a dedicação necessária por amor àprofissão. Com o tempo, o profissional pode perder o interesse no contato com seu cliente, deixando de mão a comunicação, e apenas fazer por fazer, o que não justifica, pois o cliente está em área hospitalar recebendo tratamento não por vontade própria, mas sim por necessidade, já o profissional está porque quer, ele aceitou as condições de trabalho.
A forma adequada de comunicação tem sido buscadapor diferentes tipos de grupo sociais, as pessoas começam reivindicam melhorias no processo saúde, onde o interesse em conhecimento e esperança de um atendimento humanizado vem aumentando. Constantes movimentos, encontros, publicações têm buscado colocar em cena a necessidade de se aprimorar as habilidades de comunicação, entre vários outros aspectos, para se avançar em direção à melhor qualidadedos serviços de saúde.
Baseando-se, nesses fundamentos, entende-se que a comunicação é um fator extremamente importante. A relevância deste tema exemplifica-se com o grande número de casos de mau atendimento resultando na agravação do estado do cliente na área da saúde, os quais, para serem evitados, devem servir para conscientizar os profissionais de enfermagem das falhas que podem ser decorrentesde falta de comunicação. Tendo essa consciência o profissional dobraria seu foco de atenção assim beneficiando o seu trabalho e o cuidado com o cliente.

2. MÉTODOS PARA COMUNICAÇÃO EM GRUPO.

2.1 Encenação lúdica:

Esse modo é considerado por muitos um dos melhores modos, se não o melhor, de se aprender algo. A encenação lúdica é um método de comunicação que permite que os participantesassumam o papel de vários atores em situações comuns dos processos comunicação.
Aqui sugerimos que este método é igualmente útil tanto no treinamento dos profissionais da saúde, quanto na orientação de clientes/pacientes e familiares. Os participantes recebem diferentes papéis a desempenhar nas situações especificadas. Você pode escrever as falas para os mesmos, mas o exercício é ainda mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • comunicação na enfermagem
  • comunicação na enfermagem
  • comunicação de enfermagem
  • Comunicação na enfermagem
  • Comunicação na enfermagem
  • Comunicação na enfermagem
  • comunicação na enfermagem
  • Comunicação da enfermagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!