Comunicação do Treinador

Páginas: 25 (6182 palavras) Publicado: 27 de novembro de 2013

O Treinador
Das Palavras aos Actos
Comunicação do Treinador no Desporto e no seu meio Envolvente
Turma: Ges03L01

Prof. Helena Mateus Jerónimo

05/11/2013





Índice


Índice 2
Introdução 3
Treinadores de Desportos Individuais 4
Treinadores de Desportos Colectivos 6
Escalões 9
Comunicação com a Direcção 12
Comunicação Organizacional 14
Conclusão 17
Bibliografia 18Anexos 19
Entrevista 20





Introdução

A comunicação é uma ferramenta que está presente voluntária e involuntariamente na nossa sociedade, sendo fundamental no nosso quotidiano. Desta forma, a comunicação torna-se vital para o desenvolvimento e a prática do desporto. Sabendo de antemão que todo o grupo pratica e considera essencial o desporto no seu dia-a-dia e que pondera prosseguir asua formação nesta área, considerámos que este tema seria a escolha mais apropriada. Assim procurando uma área que conseguisse abordar todos os pontos da comunicação e integrar um aspecto comum que existe em todas as actividades desportivas optámos por tratar da comunicação do treinador. Segundo Carravetta (2001), o treinador é fundamental para os atletas, influenciando o comportamento dos mesmos,ao nível técnico, estratégico, da disciplina e da liderança, estando intrinsecamente ligado ao sucesso ou não, do seu atleta ou equipa.
A organização do nosso trabalho passa por analisar todos os tipos de comunicação em diferentes tipos de desportos, escalões e a nível de imprensa, em que em cada um destes vamos levantar questões como, comunicação verbal e não verbal, escrita, grupal, tanto comoos problemas de comunicação que estão inerentes a este tema.
Hoje um treinador de excelência não deve apenas dominar os aspectos técnico-tácticos do treino e do jogo, é necessário que tenha outras qualidades, como “formação superior, imagem cuidada, ser bom comunicador e muito forte nas relações interpessoais” (Esteves, 2009).
Numa equipa, muitos são os momentos, os lugares, os canais que sãoutilizados para comunicar, seja nas conferências de imprensa, no campo de treinos, no balneário, ou mesmo durante os jogos.
Os canais de comunicação são os mais diversos, como o face-to-face, as conferências de imprensa, a recorrência ao vídeo, a capas de jornais, aos quadros de apontamentos, aos recados deixados no cacifo, tudo serve para comunicar, para passar uma mensagem de motivação, deconfiança, de coragem e de criação do tão necessário espírito de grupo.

Treinadores de Desportos Individuais

Teremos em consideração neste capítulo a forma como um treinador consegue interagir, motivar e, mais importante ainda, transmitir um conjunto de conhecimentos que levará o seu atleta a ter a melhor performance possível. Assim, a comunicação não pode ser deixada de parte sendo mesmo umaspecto fundamental.

Figura 1 – As diferentes fases que constituem

Segundo (Castelo, 2002) (Fig1), o treinador é o emissor da mensagem, ou seja, é aquele que tenta instruir da melhor forma o atleta, receptor da mensagem, esperando o feedback positivo do mesmo.
Como em todos os canais de comunicação pode haver vários aspectos negativos dos quais dificultam a compreensão do atleta. Nos desportosindividuais isso não acontece com tanta frequência pois a transmissão da mensagem é mais fácil estando direccionada para apenas a um, e só um, praticante. O canal mais utilizado em qualquer tipo de desportos é o face-to-face. Este é o canal mais directo que existe, uma vez que, além de ouvir o feedback do receptor, é possível observar a sua reacção no momento (comunicação não verbal), evice-versa.

Antes de um atleta entrar em qualquer competição, necessita de treinar. O treinador é aquele que se responsabiliza por esse treino de modo a tentar sobressair as melhores qualidades do pupilo e fazer com que em competição ele responda da melhor forma possível ao(s) adversário(s).
Em norma, um treinador deve ser um líder, um exemplo a seguir. Para além da parte técnica, este deve ter...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Treinador
  • Treinadores
  • Treinador
  • Treinador
  • Treinadores de voleibol
  • O papel do treinador
  • Ser treinador
  • perfil de treinador

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!