Comunicação dirigida: campanhas institucionais e corporativas.

Páginas: 13 (3156 palavras) Publicado: 22 de março de 2012
INTRODUÇÃO

Neste trabalho mostraremos o que é comunicação dirigida e a importância da aplicação correta dela, abordando principalmente o papel das campanhas institucionais para as organizações, que se utilizam delas para juntas trabalharem sua imagem.
Mostrando quais são as suas melhores aplicações, através das estratégias, é possível também saber quando as mesmas devem ser aplicadas.Usando-as, a organização tem o poder de reverter ou transformar sua imagem para algo que eles desejam.
Através delas, é possível passar para as pessoas a missão e objetivo da empresa, ganhando assim a confiança do seu público, como é visto em um “case” da Unilever. Pode se ver que é sempre necessário conhecer os diversos tipos de campanhas, para que os objetivos e recursos não se percam pela utilizaçãode estratégias erradas.




1.0 COMUNICAÇÃO DIRIGIDA
O mundo moderno experimenta profundas e aceleradas transformações decorrentes do progresso científico e do inevitável desenvolvimento de novas tecnologias. O avanço da tecnologia, da informática, da robótica e da telecomunicação apresenta um quadro novo: o trabalho físico e intelectual do homem é substituído pelas inovações técnicas,proporcionando o aparecimento da “terceira onda ou sociedade da informação”.
É na “terceira onda” que os veículos de comunicação de massa começam a ser desmassificados, para dar lugar aos veículos de “Comunicação Dirigida”. Na “terceira onda”, então, a Comunicação Dirigida passa a ocupar um espaço próprio e peculiar, delimitado por seu campo de atuação e alcance.
Não há massificação daComunicação Dirigida, mas os jornais, as revistas, o rádio e a televisão estão cada vez mais se especializando e se utilizando da “Comunicação Dirigida” para atingirem determinados públicos ou parte de seus públicos.
Na realidade, a “Comunicação Dirigida” não é uma área nova que começa a ser estudada agora, mas um campo de Comunicação cuja importância só agora está sendo reconhecida. Afinal, a “ComunicaçãoDirigida” é um meio ou instrumento que o profissional de Relações Públicas sempre empregou para a formação e orientação do público-alvo-objeto de sua atividade. O que se destaca hoje como “moda” é fruto de um trabalho paulatino; mas, perseverante, que teve o seu ponto de partida no início da década de 70.
À “Comunicação Dirigida” cabe a elaboração da mensagem eficiente, eficaz e apta a produziros efeitos desejados no público receptor. Evidentemente, sob este enfoque, enquadram-se todos os requisitos e elementos essenciais que integram e caracterizam a “Comunicação Dirigida”. A fonte produtora da mensagem é o Órgão, o Setor, o Profissional, enfim, a unidade administrativa de Relações Públicas; o receptor é o público que se pretende constituir e estimular por meio da opção que se fizer doveículo mais adequado àquele fim.
Essa mensagem, bem planejada e estruturada, e a correta escolha do veículo de “Comunicação Dirigida”, proporcionarão rapidez no feedback, o qual, por sua vez, permitirá uma análise mais imediata dos efeitos produzidos.
Esse aspecto representa uma das grandes vantagens oferecidas pela “Comunicação Dirigida” em detrimento da Comunicação de Massa. Sem cogitar oexame conceitual de “massa”, nunca é demais recordar que o primeiro passo do processo de Relações Públicas é caracterizado pela determinação de grupos e identificação de públicos. E, nessas condições, a “Comunicação Dirigida” dispõe de mecanismo mais apto, mais direto e mais econômico para alcançar os públicos identificados.
Assim, previstas as possibilidades, elaborado o plano de ação e coordenadostodos os dados disponíveis, há que se por em prática os elementos teóricos idealizados pelo Profissional ou pelo Setor de Relações Públicas, ou seja, fixados os interesses da instituição, o órgão de Relações Públicas dentre os outros da organização, é acionado para alcançar o seu público e cumprir a sua finalidade.
A viabilidade de concretização das hipóteses levantadas e previstas fica na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Campanha Institucional
  • Campanha Institucional
  • Comunicação dirigida
  • Comunicação dirigida
  • Campanha de comunicação
  • Comunicação institucional
  • Comunicação Institucional
  • Comunicação institucional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!