Comunicação de massa

Páginas: 11 (2712 palavras) Publicado: 21 de janeiro de 2013
Comunicação de Massa: Teoria Hipodérmica Teoria da Propaganda
Relações entre Nazismo, Cinema e Propaganda

Trabalho realizado no âmbito curricular da disciplina de Linguagem e Comunicação do Curso de Línguas para Relações Internacionais 1º Ano


Comunicação de Massa: Teoria Hipodérmica Teoria da Propaganda
Relações entreNazismo, Cinema e Propaganda




Sumário
Conteúdos…………………………………………………………………………Páginas
Introdução………………………………………………………………………….

Introdução
No âmbito curricular da disciplina Linguagem e Comunicação, a docente da mesma propôs realizar um trabalho no 2º Semestre.
Este trabalho tinha comotemas sugeridos: 1. Comunicação não-verbal; tendências culturais (características formais dos gestos, proxémica), os gestos na interpretação (estudos comparativos entre as culturas alemã, francesa e inglesa, etc.).
2. Comunicação não-verbal; Estudos de caso. O véu muçulmano na França e na Inglaterra. 3. Variações culturais e universais nos sistemas conversacionais: Conversação, as regras deprocedimento da conversação.
4. A proxémia comparada: Diferentes culturas/diferentes normas (estudos comparativos entre as culturas alemã, francesa e inglesa, etc.).
5. Comunicação de massa: Teoria hipodérmica (teoria da propaganda): relações entre nazismo, cinema e propaganda.
6. Comunicação persuasiva: relações entre nazismo, cinema e propaganda. Sendo, o ponto 5. Comunicação de massa: Teoriahipodérmica (teoria da propaganda): relações entre nazismo, cinema e propaganda, o escolhido pelo grupo.
Neste trabalho pretendemos desenvolver como subtemas…que visam a relação entre o Nazismo o Cinema e a Propaganda.

Origem da Comunicação de Massas
A comunicação de massa surgiu no século XIX, com o jornal diário, contudo foi no século XX que se firmou com a Rádio e o Cinema, mas com principalrelevo na Televisão.
A comunicação de massa completa-se com a cultura de massas, sociedade de massas e indústria cultural, ou seja, a comunicação de massa é feita de forma industrial, deste modo, transforma a cultura em mercadoria de forma a igualar as “massas”.
Segundo alguns teóricos a comunicação de massa não é uma verdadeira comunicação visto que a comunicação é uma via de dois sentidos e acomunicação de massa apenas se efetua num único sentido.
As massas têm o poder de exercer o desenvolvimento de uma cultura de mercado relativamente na Industria Cultural, isto é, impedindo que elas tenham um certo grau de consciência e na reflexão sobre o mundo à sua volta.
A comunicação humana foca-se em dois tipos de comunicação: a comunicação em pequena escala e a comunicação em largaescala ou comunicação de “massa”. Ambos, utilizaram ferramentas para auxiliar e potencializar o processo de produção, ou seja, o envio e receção das mensagens.









Teoria hipodérmica
A teoria Hipodérmica consiste num dos modelos da Teoria da Comunicação de dentro da Comunicação de Massa.
O que se supunha quando se criou esta teoria era que toda a mensagem mediatíca enviadatinha resultados exatamente iguais em todas as pessoas e por isso esta teoria ajudaria a estudar os comportamentos e a compreender como influenciar a população, pois afetaria todos da mesma maneira e o recetor jamais se oporia a mensagem tornando-se assim um recetor passivo e essa passividade é a principal característica que o individuo tem esta teoria.
No entanto, esta teoria tem algumas falhaspois não tem em consideração particularidades politicas, sociais, religiosas ou até mesmo Históricas, apenas que toda a mensagem chegara e afetará de forma igual, homogénea toda a população.
Esta teoria surgiu no período dado entre as Grandes Guerras Mundiais mas com mais particularidade na 2ª Grande Guerra Mundial em que muitos cientistas foram usados para o estudo do comportamento das...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Comunicação em Massa
  • A comunicação em massa
  • Comunicação em massa
  • Comunicação em Massa
  • Comunicação de Massa
  • Comunicação em Massa
  • A era da comunicação em Massa
  • Comunicação em Massa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!