Comunicação de marketing

Páginas: 12 (2909 palavras) Publicado: 16 de junho de 2013


Sumário




































1 - Público alvo

As peças do anunciante Parmalat Brasil SA foram veiculadas em 1996 (a primeira) e 2007 (a segunda) em cadeia nacional. Hoje é facilmente encontrada. Ambas as peças publicitárias apresentam leituras variadas, desde aqueles expostos pela primeira vez ao conceito, quanto aquelesque compreendem sua relação intertextual, já que apresentam os mesmos personagens com idades diferentes, com onze anos de diferença.
Ambas dirigem-se ao público infantil, por intermédio dos “mamíferos”, com destaque principalmente à primeira peça publicitária pela distribuição de pelúcias, e também dirigem-se aos públicos materno e paterno, destacando os benefícios que os produtosda empresa, em especial o leite, trazem para o desenvolvimento de suas crianças. A segunda peça entra com um novo objetivo, que é apresentar uma nova linha de produtos que cresceu, junto aos mamíferos, não só direcionada às crianças, mas também aos adultos.
O conteúdo das peças é praticamente o mesmo. A peça “Mamíferos Crescidos” é uma recriação da primeira, mas cheia de nuances. Asroupas dos personagens não servem mais para seus antigos usuários.

2 - Objetivo da comunicação:

 Conscientização da marca

A campanha Mamíferos da Parmalat se tornou um ícone da publicidade brasileira. Os dados revelados pela pesquisa mostram que depois de 13 anos, o público alvo da propaganda ainda guarda com detalhes seu conteúdo. Também é possível verificar que acampanha lançada em 2007, de forma simples, contribuiu para o resgate das percepções dos receptores reforçando o conceito da sua primeira versão: o desenvolvimento dos mamíferos.
O sucesso no emprego de crianças fantasiadas de mamíferos, do texto publicitário cantado e do cenário lúdico, concretiza a relação entre fonte/código/receptor, o mesmo observado na retomada dos conceitosabordados 11 anos depois. A memorização da mensagem e sua associação direta com a marca pode ser constatada na pesquisa quantitativa com os consumidores da cidade de Rio.
Os efeitos relacionados à qualidade também se comprovaram na pesquisa qualitativa, já que além da retenção dos conteúdos da campanha, as pessoas também fidelizaram a marca. Associado aos conteúdos propostos nos códigosempregados na propaganda, à promoção da campanha Mamíferos também serviu como elemento forte de relação entre o consumidor e a Parmalat com tamanho sucesso na distribuição dos brindes.
Por fim, ao observarmos este processo comunicacional sob a ótica da aprendizagem da mensagem, verificamos que a mitologia criada pela marca Parmalat foi construída num envolvimento básico de entretenimento ediversão junto ao consumidor, estabelecendo uma relação eficiente entre fonte e receptor ao trabalhar de maneira simples e lúdica os aspectos relacionados à atenção, à compreensão e à aceitação da mensagem, gerando altos níveis de retenção positiva da marca originalmente a campanha iria durar três meses.
Quinze dias antes de seu término, 1 milhão e 200 mil pelúcias haviam sido distribuídos,esgotando os estoques. Operações exclusivas foram montadas, produtores na China trabalharam exclusivamente para a Parmalat para suprir a demanda. Somente no dia de reabertura da promoção foram distribuídos 400 mil mamíferos. No Paraná, um caminhão que transportava 500 deles foi roubado e encontrado dias depois, intacto, sem a carga. A promoção da Parmalat serviu como forma de fidelização. Consumiurecursos, tendo empregado exclusivamente 1.000 funcionários apenas para a logística da mesma e não deu lucro algum à Parmalat. No total distribuiu mais de 17 milhões de pelúcias, 55% do market share desse segmento de produtos (Salgado, 2003). É considerada a maior troca de brindes já feita no Brasil.
Durante o período da campanha, as vendas da Parmalat cresceram...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Comunicação e Marketing
  • Marketing e comunicação
  • Comunicação e marketing
  • Comunicação marketing
  • Comunicação e Marketing
  • comunicação e marketing
  • Comunicação de marketing
  • Comunicação e marketing

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!