Comunicação da enfermagem

Páginas: 16 (3784 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Ao abordar a evolução histórica da economia mundial, CRAWFORD (1994) esquematiza as características-chave das sociedades primitiva, agrícola e industrial, passando a focalizar a sociedade do conhecimento, ou seja, a emergente sociedade dos dias atuais.

Na economia do conhecimento "pesquisa científica e educação são a base da geração de riqueza. A organização econômica e social é centrada naposse da informação, do conhecimento e na utilização do capital humano, que significa pessoas estudadas e especializadas"(CRAWFORD, 1994). Desta forma, o referido autor ao tratar da educação como a criadora do capital humano afirma que "na sociedade do conhecimento, a educação é universal e os níveis de educação crescem para as novas áreas de conhecimentos que requerem mais treinamento e educaçãoatualizada para sua aplicação".

O desenvolvimento desta sociedade está possibilitando novas maneiras de pensar, ou seja, está propiciando a emergência de uma nova consciência que, nas relações pessoais, enfatiza "honestidade, a inexistência de uma conduta social imposta e a rejeição de relações de autoridade e subserviência". Os valores fundamentais dessa nova consciência "são compatíveis com umasociedade do conhecimento, em que o capital humano é a variável econômica crítica e a libertação do potencial humano é o objetivo da administração" (CRAWFORD, 1994).

A transição de uma sociedade industrial para uma sociedade de conhecimento está atingindo diretamente as organizações, as quais estão passando por reestruturações com vistas a flexibilizar as comunicações e facilitar o fluxo dasinformações entre os trabalhadores, dentre outras estratégias, o que requer um novo estilo de administração, no qual a liderança representa uma força fundamental. Dentre as organizações atingidas, estão aquelas que prestam "serviços especializados baseados em alto nível de conhecimento, que se tornarão cada vez mais a organização dominante na economia" (CRAWFORD, 1994); assim, estão incluídos osserviços de saúde e os hospitais.

Considerando que existem variáveis funcionais e interativas inerentes ao ato de liderar, dentre o conjunto de elementos componentes do comportamento de liderança destacaremos a comunicação no presente artigo. Assim, após tecermos considerações a respeito de comunicação e liderança, apoiadas em Mintzberg examinaremos o papel do líder como foco de recepção etransmissão de informação, para em seguida esboçarmos a dimensão do papel do enfermeiro-líder como fonte central de comunicação.



COMUNICAÇÃO E LIDERANÇA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

A perspectiva social de gerenciar, proveniente da Teoria das Relações Humanas e da Teoria Comportamental, concebeu novas dimensões e novos valores para a gerência e para a organização. Com a intenção de democratizar ehumanizar as organizações, concentrou-se na rede informal, na participação, na motivação e necessidades humanas, na comunicação, na liderança, nos grupos sociais e, sobretudo, preocupou-se com a satisfação no trabalho, pois entendia que o nível de produção estava a depender desses fatores. Um dos principais objetivos do movimento humanista e social foi quebrar o excessivo controle hierárquico eencorajar a espontaneidade dos trabalhadores (TREVIZAN & MENDES, 1993).

Estudos contemporâneos sobre o processo e a dinâmica organizacionais, especificamente sobre comportamento humano e liderança visualizam-na como um processo coletivo compartilhado entre os membros de um grupo. A visão de legitimidade da liderança, fundamentada na aceitação do líder pelo grupo, significa que grande parte dopoder do líder situa-se no próprio grupo. O líder então é a pessoa capaz de canalizar a atenção dos envolvidos e dirigi-la para ideais comuns. Para isso ele se empenha no sentido de aproximar e ajustar interesses grupais e individuais em consonância com os objetivos da organização. Ao investir no poder existente nos liderados, o líder rearticula esse poder em sintonia com o seu próprio para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • comunicação na enfermagem
  • comunicação na enfermagem
  • Comunicação em enfermagem
  • comunicação de enfermagem
  • Comunicação na enfermagem
  • Comunicação na enfermagem
  • Comunicação na enfermagem
  • comunicação na enfermagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!