COMUNICAÇÃO COMO ELEMENTO ESSENCIAL NAS ORGANIZAÇÕES

Páginas: 10 (2449 palavras) Publicado: 5 de junho de 2015
2. CLARIFICAÇÃO DOS CONCEITOS CHAVES:

Ferramenta: é um equipamento de uso doméstico ou industrial feito de ferro ou com alguma parte de ferro ou de outro metal com vistas a realizar algum trabalho ou executar alguma função.
Organização: é uma companhia, corporação, firma, empreendimento ou instituição, ou parte ou combinação de uma dessas, seja incorporada ou não, pública ou privada, que têmsuas próprias funções ou administração, e que tenham um ou mais objetivos finais em comum.
Empresa: é uma organização particular ou governamental, ou de economia mista, que produz e oferece bens e/ou serviços, com o objetivo de satisfação comum e de obter lucros.

Comunicação empresarial: É uma actividade estrategicas para as directorias e presidencias das empresas e emgloba a acessoria deimprenssa, o planejamento, a implementação e condução das acções de comunicação interna, voltada para os funcionarios de uma orporação, assim como o relacionamento com o público esterno, no ambito corporativo.











3. EVOLUÇÃO DA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

Na comunicação Empresarial ontem, verificava-se uma Hierarquia rígida em que o poder centralizava-se apenas na direcção geral, havia um fluxo deinformações em que era feito de cima para baixo, onde os funcionarios eram vistos como subalternos e não tinham poder de decisão dentro da empresa, o que fazia com que muitas empresas não exploravam as capacidades dos mesmos
Hoje verifica-se que o poder da comunicação empresarial é compartilhado em todos os sectores das empresas. Em que as decisões são tomadas colectivamente (Democratização dasinformações), onde os funcionarios são vistos como colaboradores.
4. COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL / ORGANIZACIONAL

Podemos compreender a comunicação como um processo social básico, e a informação como um processo básico da comunicação. Em ambos os casos, comunicação empresarial implica uma estrategia a ser praticada de forma competente. Porque consubstância informações internas e externas,pensamentos e acções, sugestões, críticas e demandas de todo tipo.
Os componentes que fazem parte da comunicação foram estudados por Shannnon e Weaver no ano de 1949 (Tomasi e Medeiros, 2007, p. 7), originando assim o modelo mecanicista de comunicação onde podemos apresentá-lo no seguinte gráfico:
Modelo mecanicista da comunicação (Fonte: Tomasi e Medeiros, 2007)
Por mais que estudemos,sempre teremos algo a descobrir no que diz respeito a comunicação, até mesmo porque é através dela que começamos a compreender o mundo, as pessoas, as nossas atitudes, e para tudo que requeira compreensão é necessário que seja utilizado a comunicação certa.
Na empresa temos de ser bons comunicadores sabendo distinguir o que é pessoal e profissional. De acordo com Neves (2002, p. 12) " Temos de saberdiferenciar um ato de comunicação interpessoal (uma das atribuições gerenciais), por exemplo, de um processo de comunicação interna que atinge a toda Organização". E para o profissional ter estas distinções deve estudar bem os processos existentes sob sua responsabilidade, acreditamos que só através do conhecimento e da experiência o mesmo adquirirá bons resultados através da Comunicação.
Aocomunicarmos devemos utilizar o repertório, enquanto emissor, e observá-lo enquanto receptor decodificando-a, entenda-se por repertório segundo Torquarto (2012, p. 15) "toda uma rede de referências, valores e conhecimentos históricos, afetivos, culturais, religiosos, profissionais, científicos etc... que mudam de indivíduo para indivíduo e de comunidade para comunidade."
Devemos avaliar periodicamente,quer seja como emissor ou como receptor, o repertório utilizado, com o objetivo de alcançar sempre melhores resultados através da comunicação utilizada para o mesmo. Existe segundo Kunsch apud Trayer (1986, p. 32) "quatro diferentes níveis de análise dos problemas da comunicação: o intrapessoal, o interpessoal, o organizacional e o tecnológico".
No nível intrapessoal de acordo com Kunsch (1986,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ELEMENTOS QUÍMICOS ESSENCIAIS À VIDA
  • elementos da comunicação
  • ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
  • ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
  • ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
  • elementos de comunicação
  • Elementos essenciais ao nosso corpo
  • ELEMENTOS ESSENCIAIS DO PROJETO DE PESQUISA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!