comunicação assistiva

Páginas: 6 (1259 palavras) Publicado: 29 de janeiro de 2014
 ensino nacional progando o conhecimento
Gislene Odelote do Amaral






Comunicação Alternativa


















Ipatinga
2013
ensino nacional progando o conhecimento

Gislene Odelote do Amaral






Comunicação AlternativaTrabalho Científico Apresentado Ensino Nacional, como requisito parcial para a obtenção do certificado do curso de capacitação título de,CA
Comunicação Alternativa.






Ipatinga
2013
Comunicação Alternativa

O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR SOBRE O TEMA: COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA POR SUA VEZ NUNES (2001), COMPLEMENTOUAFIRMANDO QUE COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA
ENVOLVE O USO DE GESTOS, EXPRESSÕES FACIAIS, SÍMBOLOS GRÁFICOS (INCLUINDO A ESCRITA, DESENHOS, (GRAVURAS E FOTOGRAFIAS) COMO FORMA DE EFETUAR A COMUNICAÇÃO DE PESSOAS INCAPAZES DE SE UTILIZAREM À LINGUAGEM VERBAL. A COMUNICAÇÃO AMPLIADA OU SUPLEMENTAR POSSUI UM DUPLO PROPÓSITO: PROMOVER E SUPLEMENTAR A FALA E GARANTIR UMA FORMA ALTERNATIVA, CASO O INDIVÍDUO NÃOTENHA POSSIBILIDADE DE DESENVOLVER A FALA.
BUSCANDO AMPLIAR AINDA MAIS O REPERTÓRIO COMUNICATIVO QUE ENVOLVE HABILIDADES DE EXPRESSÃO E COMPREENSÃO, SÃO ORGANIZADOS E CONSTRUÍDOS AUXÍLIOS EXTERNOS COMO CARTÕES DE COMUNICAÇÃO, PRANCHAS DE COMUNICAÇÃO, PRANCHAS ALFABÉTICAS E DE PALAVRAS, VOCALIZADORES OU O PRÓPRIO COMPUTADOR QUE, POR MEIO DE SOFTWARE ESPECÍFICO, PODE TORNAR-SE UMA FERRAMENTAPODEROSA DE VOZ E COMUNICAÇÃO. OS RECURSOS DE COMUNICAÇÃO DE CADA PESSOA SÃO CONSTRUÍDOS DE FORMA TOTALMENTE PERSONALIZADA E LEVAM EM CONSIDERAÇÃO VÁRIAS CARACTERÍSTICAS QUE ATENDEM ÀS NECESSIDADES DESTE USUÁRIO.


O QUE É A COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA?
É A ÁREA DA TECNOLOGIA ASSISTIVA QUE SE DESTINA ESPECIFICAMENTE À AMPLIAÇÃO DE HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO É DENOMINADA DE COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA (CA).DESTINA-SE A PESSOAS SEM FALA OU SEM ESCRITA FUNCIONAL OU EM DEFASAGEM ENTRE SUA NECESSIDADE COMUNICATIVA E SUA HABILIDADE DE FALAR E/OU ESCREVER.
A CA PODE ACONTECER SEM AUXÍLIOS EXTERNOS E, NESTE CASO, ELA VALORIZA A EXPRESSÃO DO SUJEITO, A PARTIR DE OUTROS CANAIS DE COMUNICAÇÃO DIFERENTES DA FALA: GESTOS, SONS, EXPRESSÕES FACIAIS E CORPORAIS PODEM SER UTILIZADOS E IDENTIFICADOS SOCIALMENTEPARA MANIFESTAR DESEJOS, NECESSIDADES, OPINIÕES, POSICIONAMENTOS, TAIS COMO: SIM, NÃO, OLÁ, TCHAU, BANHEIRO, ESTOU BEM, SINTO DOR, QUERO (DETERMINADA COISA PARA A QUAL ESTOU APONTANDO), ESTOU COM FOME E OUTROS CONTEÚDOS DE COMUNICAÇÃO NECESSÁRIOS NO COTIDIANO.
O TERMO COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA FOI TRADUZIDO DO INGLÊS AUGMENTATIVE AND ALTERNATIVE COMMUNICATION - AAC. ALÉM DO TERMORESUMIDO "COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA", NO BRASIL ENCONTRAMOS TAMBÉM AS TERMINOLOGIAS "COMUNICAÇÃO AMPLIADA E ALTERNATIVA - CAA" E "COMUNICAÇÃO SUPLEMENTAR E ALTERNATIVA - CSA".
CARTÕES DE COMUNICAÇÃO

 
DESCRIÇÃO DE IMAGEM:
A IMAGEM APRESENTA VÁRIOS CARTÕES DE COMUNICAÇÃO COM SÍMBOLOS GRÁFICOS REPRESENTATIVOS DE MENSAGENS. OS CARTÕES ESTÃO ORGANIZADOS POR CATEGORIAS DE SÍMBOLOS E CADA CATEGORIA SEDISTINGUE POR APRESENTAR UMA COR DE MOLDURA DIFERENTE: COR DE ROSA SÃO OS CUMPRIMENTOS E DEMAIS EXPRESSÕES SOCIAIS, (VISUALIZA-SE O SÍMBOLO "TCHAU"); AMARELO SÃO OS SUJEITOS, (VISUALIZA-SE O SÍMBOLO "MÃE"); VERDE SÃO OS VERBOS (VISUALIZA-SE O SÍMBOLO "DESENHAR") ; LARANJA SÃO OS SUBSTANTIVOS (VISUALIZA-SE O SÍMBOLO "PERNA"), AZUIS SÃO OS ADJETIVOS (VISUALIZA-SE O SÍMBOLO "GOSTOSO") E BRANCO SÃOSÍMBOLOS DIVERSOS QUE NÃO SE ENQUADRAM NAS CATEGORIAS ANTERIORMENTE CITADAS (VISUALIZA-SE O SÍMBOLO "FORA").





PRANCHA DE 
COMUNICAÇÃO
COM SÍMBOLOS, FOTOS OU FIGURAS

 
DESCRIÇÃO DE IMAGEM:
UMA PASTA DO TIPO ARQUIVO, CONTENDO VÁRIAS PÁGINAS DE SACOS PLÁSTICOS TRANSPARENTES ESTÁ SOBRE O COLO DE UM USUÁRIO DE CA. CADA PÁGINA REPRESENTA UMA PRANCHA DE COMUNICAÇÃO TEMÁTICA E NA IMAGEM...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Comunicação Assistiva
  • Comunicação alternativa e tecnologia assistiva
  • Comunicação Alternativa e Tecnologia Assistiva
  • Oficina de Comunicação Assistiva em Deficiência Visual
  • Tecnologia assistiva
  • tecnologia assistiva
  • Tecnologia assistiva
  • Tecnologia assistiva

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!