comuicao

477 palavras 2 páginas
Carl Iver Hovland
• Onde ele nasceu e viveu
Nascido em Chicago, Estados Unidos, em 1912, filho de imigrantes escandinavos. Estudou matemática, ciências e psicologia na Universidade
Northwestern.
• Qual a principal atividade
Carl Iver Hovland foi um dos pioneiros da perspectiva funcionalista,era psicossociólogo interessando pelos fenômenos de persuasão nos pequenos grupos, assim como os processos de informação das opiniões individuais. A ele se deve o sleeper efecct (os efeitos de uma mensagem podem ser mais fortes ou mais fracos, na recepção e ao fim de algum tempo).
• Quais os principais colegas de trabalhos
Seus principais colegas de trabalho são, Paul Lazarsfeld Harold Lasswel.
• Fatos interessantes da sua vida
Trabalhou primeiramente na Universidade de Yale e no Exército dos E.U.A. durante a Segunda Guerra Mundial onde estudou atitude e persuasão. Relatou o efeito dorminhoco após ter estudado os efeitos do Capra Frank, película da propaganda Porque nós lutamos em soldados. Em estudos posteriores Hovland colaborou com Irving Janis, quem se tornaria mais tarde famoso por sua teoria groupthink. Hovland tornou-se também teórico social do julgamento da atitude de mudança.
Idéias principais:
Durante a sua formação de doutorado, Hovland levantou os alicerces dos primeiros estudos sobre os processos de aprendizagem dos seres humanos, onde entende-se que há uma resposta derivada de um estímulo para baixo com intervalo de tempo crescente desde que o teste experimental serviu de circunstâncias cognitivas.
Estudos mostraram também que aplicações empíricas são ligadas ao meio ambiente e ao contexto em que elas são feitas e, portanto, o teste tem um caráter de um gatilho de indução, dada em um momento e ambiente, raramente iguais aos que ocorrem em resposta derivados da experiência real. Durante a Segunda
Guerra Mundial levou o Departamento de Guerra dos estudos sobre a persuasão

e seus efeitos sobre a mudança de atitudes, através da

Relacionados

  • COMUNICAÇÃO
    25344 palavras | 102 páginas