comquista da america portuguesa

412 palavras 2 páginas
Descobrimento do Brasil
Com a descoberta do caminho marítimo para as índias e com os grandes lucros trazidos pela viagem de Vasco da Gama, Portugal tratou de organizar mais rapidamente possível uma nova expedição.
Essa expedição, comandada por Pedro Álvares Cabral, partiu de Lisboa a 9 de março de 1500, com 13 navios e aproximadamente 1 500 soldados, além dos tripulante e alguns religiosos. No dia 22 de abril de 1500 a esquadra de Cabral chegava á ilha de Vera Cruz, nome que no ano seguinte foi mudado para Terra de Santa Cruz e que, a partir de 1503, passou a ser Brasil.
O Governo-Geral
O rei de Portugal nomeou um governador-geral para o Brasil, em 1548, com a finalidade de centralizar a defesa do território e a administração geral da colônia.
HOLANDA
Não podendo reverter a independência da Holanda, a Espanha procurou ataca-la decretando um embargo econômico. Através dele, proibia qualquer relação comercial ou financeira de Portugal e suas colônias com a Holanda. Privada das vantajosas relações econômicas que mantinha com Portugal e suas colônias desde o século XV, a economia holandesa sofreu duro golpe. Para recuperar-se, o Estado e a burguesia do país criaram companhias privilegiadas de comércio, com a finalidade de conquistar novos mercados. Dessa orientação resultou a criação das companhias holandesas das índias Orientais (1602) e das Índias Ocidentais.
O avanço da colonização para o interior
Por algum tempo, após a chegada e conquista da terra, os colonos permaneceram no litoral, onde construíram os primeiros povoados e vilas. Entretanto, a partir da segunda metade do século XVI, questões próprias á vida da colônia e outras relacionadas á metrópole contribuíram para levar a colonização ao interior, formando o território e as fronteiras do Brasil.
Por que a colonização?
A presença dos portugueses não poderia continuar sendo apenas ocasional. A ameaça de perder suas possessões americanas para outros países europeus e as dificuldades econômicas

Relacionados

  • Os Mecanismos da Conquista Colonial.
    2579 palavras | 11 páginas
  • Livro Historia ES
    294690 palavras | 1179 páginas