Computaqção gráfica

1233 palavras 5 páginas
Primitivas como elementos básicos de desenhos

As primitivas são os tijolos fundamentais de qualquer linguagem gráfica. A quantidade e flexibilidade destas primitivas definirá a expressividade da linguagem. Duas classes importantes de primitivas são as geométricas e as textuais. Neste capítulo, veremos como se definem as principais primitivas de VRML.

As primitivas geométricas usuais para desenho em duas dimensões são o ponto, o segmento, a polilinha, o polígono, o arco de elipse, as áreas e as componentes textuais. No nosso caso, já que estamos trabalhando com a construção de universos em três dimensões, serão objetos com volume.

É conveniente comentar que as primitivas geométricas de VRML (caixa, cone, cilindro e esfera) são, por definição, sólidas e não permitem a sua visualização interna, a não ser que algumas partes sejam removidas (por exemplo, a base do cilindro).

A seguir são apresentadas as primitivas gráficas da linguagem VRML na sua forma nua e crua. À esquerda está a listagem, e à direita o resultado de salvar essa listagem como um documento ".wrl" e de carregá-lo num navegador dotado do plug-in adequado.

Caixa, cone, cilindro e esfera

São essas as primitivas geométricas oferecidas pela linguagem VRML. Para que sejam visíveis, elas têm que ser declaradas dentro de uma forma ("shape"). Mais adiante retornaremos à questão da declaração de elementos.

Para cada uma das primitivas abaixo, copie a listagem num arquivo de extensão ".wrl" e abra-o no navegador.

Texto

A componente textual é uma das mais importantes em qualquer construção, e deve ser usada com cuidado para constituir-se no suporte adequado à informação. Para uma discussão mais detalhada a respeito do uso de texto como suporte da informação, sugere-se novamente a leitura dos documentos pertinentes no site de Computação Gráfica.

Para inserir um texto num mundo virtual basta declarar que, dentro do âmbito das formas (shape) teremos um texto (Text). Esse texto possui

Relacionados