Computa o gr fica Aula02

756 palavras 4 páginas
COMPUTAÇÃO GRÁFICA

Prof. Rodrigo Moreira

Introdução
PERCEPÇÃO TRIDIMENSIONAL
A percepção de “espacialidade” de uma imagem pode ser vista como a capacidade que o ser humano tem de distinguir a forma, as cores, a textura e a relação espacial existente entre os objetos de uma porção do mundo real.

Percepção Tridimensional
Informações Monoculares
As informações monoculares são inerentes à imagem formada na retina, são também chamadas de static depth cues (informações estáticas de profundidade) ou pictorial depth cues (informações de profundidade na imagem). Entre as informações monoculares podemos citar a noção de perspectiva linear, o conhecimento prévio do objeto, a oclusão, a densidade das texturas, a variação da reflexão da luz e as sombras.

Percepção Tridimensional
Informações Monoculares
Perspectiva
Conhecimento Prévio do Objeto
Oclusão
Densidade das Texturas
Variação da Reflexão da Luz
Sombras e Sombreamentos

Percepção Tridimensional
Perspectiva
A noção de perspectiva linear, ou, ao longo do livro, simplesmente perspectiva, é resultado da aparente diminuição dos tamanhos e das distâncias entre os objetos, à medida que o observador se distancia destes. Atualmente, esse recurso é largamente usado para expressar cenas tridimensionais em superfícies planas (papel, monitor de vídeo etc.).

Percepção Tridimensional
Conhecimento Prévio do Objeto
O conhecimento prévio do tamanho de um objeto serve tanto para determinar a distância absoluta a partir do observador, quanto as distâncias relativas entre os objetos. Além disso, quando há dois ou mais objetos no mesmo campo de visão, e o observador tem noção de seus tamanhos reais, o tamanho aparente serve para determinar qual deles está mais próximo ou mais distante. Percepção Tridimensional

Percepção Tridimensional
Oclusão
A oclusão é responsável pela informação da posição relativa dos objetos. Este fenômeno, também chamado de interposição ou interrupção de contorno, é descrito com a obstrução da visão de um

Relacionados

  • Engenharia de produção
    88154 palavras | 353 páginas