Computa O Em Nuvens

Páginas: 11 (2670 palavras) Publicado: 21 de julho de 2015
Computação em Nuvens
Introdução
Até poucos anos atrás, a computação em nuvens (do inglês “cloud computing”) era tida como uma tendência. A intenção era que tudo pudesse ser feito pela internet desde trabalhos simples a mais complexos como edição de vídeos, imagens etc.
Neste trabalho, vamos ver seus conceitos básicos, como se aplica e como esta hoje em dia.
Conceito
Quando se fala em computaçãonas nuvens, fala-se na possibilidade de acessar arquivos e executar diferentes tarefas pela internet. Quer dizer, você não precisa instalar aplicativos no seu computador para tudo, pois pode acessar diferentes serviços online para fazer o que precisa, já que os dados não se encontram em um computador específico, mas sim em uma rede.
É justamente por isso que o seu computador estará nas nuvens,pois você poderá acessar os aplicativos, arquivos, gadgets a partir de qualquer computador que tenha acesso à internet.



Entendendo a cloud computing (computação nas nuvens)
Estamos habituados a armazenar arquivos e dados dos mais variados tipos e a utilizar aplicações de maneira on premise (no local), isto é, instaladas em nossos próprios computadores ou dispositivos. Em ambientes corporativos,esse cenário muda um pouco: é relativamente comum empresas utilizarem aplicações disponíveis em servidores que podem ser acessadas por qualquer terminal autorizado.
A principal vantagem do on premise está no fato de ser possível, pelo menos na maioria das vezes, utilizar as aplicações mesmo sem acesso à internet ou à rede local. Em outras palavras, é possível usar esses recursos de maneiraoff-line.
Por outro lado, no modelo on premise, todos os dados gerados ficam restritos a um único equipamento, exceto quando há compartilhamento em rede, coisa que não é muito comum no ambiente doméstico. Mesmo no ambiente corporativo, essa prática pode gerar algumas limitações, como a necessidade de se ter uma licença de determinado software para cada computador, por exemplo.
A evolução constante datecnologia computacional e das telecomunicações está fazendo com que o acesso à internet se torne cada vez mais amplo e rápido. Esse cenário cria a condição perfeita para a popularização da cloud computing, pois faz com que o conceito se dissemine no mundo todo.
Com a cloud computing, muitos aplicativos, assim como arquivos e outros dados relacionados, não precisam mais estar instalados ou armazenadosno computador do usuário ou em um servidor próximo. Esse conteúdo passa a ficar disponível nas nuvens, isto é, na internet.
Ao fornecedor da aplicação cabe todas as tarefas de desenvolvimento, armazenamento, manutenção, atualização, backup, escalonamento, etc. O usuário não precisa se preocupar com nenhum desses aspectos, apenas em acessar e utilizar.
Um exemplo prático dessa nova realidade é oOffice Online, da Microsoft, serviço que dá acesso a recursos básicos de edição de textos, apresentações de slides, entre outras funcionalidades, de maneira completamente on-line. Tudo o que o usuário precisa fazer é criar uma conta e utilizar um navegador de internet compatível, o que é o caso da maioria dos browsers da atualidade.
Algumas características da cloud computing
Tal como já informado,uma das vantagens da cloud computing é o acesso a aplicações a partir da internet, sem que estas estejam instaladas em computadores ou dispositivos específicos. Mas, há outros benefícios significativos:
- Na maioria dos casos, o usuário pode acessar as aplicações independente do seu sistema operacional ou do equipamento usado;
- O usuário não precisa se preocupar com a estrutura para executar aaplicação - hardware, procedimentos de backup, controle de segurança, manutenção, entre outros;
- Compartilhamento de informações e trabalho colaborativo se tornam mais fáceis, pois todos os usuários acessam as aplicações e os dados do mesmo lugar: a nuvem;
- Dependendo do fornecedor, o usuário pode contar com alta disponibilidade: se um servidor parar de funcionar, por exemplo, os demais que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Computa O Em Nuvem
  • COMPUTA O EM NUVEM
  • O Que Computa O Em Nuvens
  • Computa O Em Nuvem
  • Computa O Em Nuvem
  • Computa o nas Nuvens
  • COMPUTA O EM NUVEM
  • Computa o Em Nuvem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!