Computação

Páginas: 5 (1026 palavras) Publicado: 6 de abril de 2013
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
CAMPUS “JANE VANINE”
DEPARTAMENTO DE COMPUTAÇÃO

RESUMO DO TEXTO: O CONHECIMENTO: SIGNIFICADO PROCESSO E APROPRIAÇÃO

Cáceres oito de abril de 2013

Acadêmico: Ewerton Luiz Utrago Gonçalves
Docente: Josiane
Disciplina: Filosofia da Educação
2º Semestre

O CONHECIMENTO: SIGNIFICADO PROCESSO E APROPRIAÇÃO
O conhecimento é alguma coisa tãocorriqueira que nos não nos perguntamos pelo que ele é, pelo seu processo, sua origem e sua forma de apropriação. Aos poucos, vamos adquirindo entendimento das coisas que nos cerca, por isso acostumamos com esse entendimento adquirido espontaneamente, nunca nos perguntamos sobre o que é o conhecimento.
Ao introduzirmo-nos no âmbito da filosofia não podemos de forma alguma, adentrar no seio da reflexãofilosófica, o que é uma reflexão crítica, sem nos questionarmos sobre esses elementos. A filosofia é uma forma de conhecimento.
Vamos estabelecer uma forma de entendimento sobre conhecimento.
1. CONCEITUAL DO CONHECIMENTO.
Conceitual do conhecimento.
Perguntamos a alguém o que ele entende por conhecimento, a resposta é a seguinte: “É aquilo que aprendemos nos livros ou que aprendemos comnossos professores, com nossos pais”. Esta resposta não esta inadequada, mas insatisfatória; pois diz onde adquirimos o conhecimento, mas não sobre o que é.
Ouvimos dizer que o conhecimento é a elucidação da realidade. A palavra elucidar vem latim, significa “trazer à luz muito fortemente”. A luz do elucidar tem a ver com incidência da luz da inteligência não com a luz da física; tem a ver cominteligibilidade. O conhecimento é a forma de tornar a realidade inteligível, transparente e clara. É o meio pelo qual se descobre a essência das coisas.
O ato de conhecer, como o ato de elucidar, é o esforço de enfrentar o desafio da realidade. Essa realidade pode ser um único objeto, como pode ser uma rede deles. O que importa, para o conhecimento, é tornar essa realidade compreendida.
Noconhecimento há quatro elementos destacados: um sujeito que conhece; um objeto que é conhecido; um ato de conhecer e um resultado.
O sujeito é o ser humano. O objeto é o mundo exterior ao sujeito, representado em seu pensamento. O sujeito explica um objeto, um conceito que nada mais é do que a expressão pensada de um objeto. O ato de conhecer é o processo de interação que o sujeito efetua com o objeto,o resultado é o conceito produzido, a explicação ou a compreensão estabelecida. O ato de conhecer exige análise dos elementos, enquanto o ato de conhecer é analítico, o conhecimento (explicação) é sintético.
O conhecimento é a compreensão produzida pelo sujeito por meio de um esforço de análise dos elementos, desvendando a sua lógica, tornando-a inteligível.
Adquirir conhecimento é adquiriruma compreensão da própria realidade. Na experiência escolar é que ela tem sido um processo decorar informações. Saber de cor não significa que se tenha uma determinada compreensão.
2. O PROCESSO DE PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO.
O conceito da realidade nunca esta pronto; ele é uma construção que o sujeito faz a partir da lógica que encontra nos fragmentos da realidade. Se constrói pormeio de longa busca e de esforços. A elucidação exige imaginação investida, busca disciplinada e metodológica.
Ao deparar com um desafio, o sujeito passa ao esforço de elucidá-lo, trabalha para desvendar a trama de relações. Para conseguir começa por hipóteses, caso essas resposta não satisfação importa outras explicações até que seja satisfatória. Após verificar a veracidade é que o cientistaexpõe suas certezas.
Para ilustrar esse processo, vamos lembrar dois casos; o primeiro refere-se à descoberta da febre puerperal pelo o médico suíço Iguaz Semelweiss, o outro exemplo refere-se ao conceito de governo bonapartista, produzido por Kaarl Marx.
A situação de investigação relatada deu-se no hospital geral de Viena, que possui dois serviços de maternidade.
O que ele fez. Trabalhou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Computação
  • Computação
  • Computação
  • Computação
  • Computação
  • computacao
  • Computação
  • Computação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!