Computação

Páginas: 7 (1516 palavras) Publicado: 3 de abril de 2013
1 Barramento
Trata-se de caminhos de comunicação que permitem a interligação entre dispositivos de um sistema de computação, tendo como característica básica ser um meio de transmissão compartilhado.
Fisicamente o barramento é um conjunto de condutores elétricos paralelos, esses condutores são linhas de metal impressas em um cartão ou placa, se estendendo por todos os componentes dosistema, sendo capazes de transmitir pulsos elétricos que representam um dígito binários 0 ou 1.
O desempenho de barramento é medido pela sua largura de banda que é a quantidade de bits que podem ser transmitidos ao mesmo tempo (8 bits, 16 bits, 32 bits, 64 bits, etc.). E Também pela sua velocidade de transmissão medida em bps (bits por segundo) 10 bps, 160 Kbps, 100 Mbps, 1 Gbps etc.
Quanto asua Funcionalidade existem três distintas

• Comunicação de Dados: função de transporte dos dados. Tipo bidirecional;
• Comunicação de Endereços: função de indicar endereço de memória dos dados que o processador deve retirar ou enviar. Tipo unidirecional;
• Comunicação de Controle: função que controla as ações dos barramentos anteriores. Controla solicitações e confirmações. Tipo bidirecional2 Barramento sincrônico: Em um esquema de transmissão sincronia a ocorrência de eventos é determinada por um relógio. O barramento inclui uma linha de relógio, por meio da qual um relógio transmite uma sequência alternada de 1s e 0s de igual duração, que é denominada ciclo do barramento e define um intervalo de tempo onde todos os dispositivos conectados ao barramento podem Ier a linha derelógio e todos os eventos no barramento devem começar no início de um ciclo de relógio.
Barramento assincrônico: a ocorrência de de um evento no barramento depende de um evento ocorrido anteriormente.

3 Ativos ou Mestres - dispositivos que comandam o acesso ao barramento para leitura ou escrita de dados.
Passivos ou Escravos - dispositivos que simplesmente obedecem à requisição do mestre.
45 Barramento PCI
PCI do português Interconexão de Computadores Periféricos, é um barramento de grande largura de banda, independente do processador utilidado, podendo funcionar como um barramento periférico ou mezanino, ele apresenta melhor desempenho do sistema para subsistemas de E/S de alta velocidade como adaptadores de vídeo, rede etc.
Com o seu padrão atual permite o uso de até 64linhas de dados de 66 MHz, com uma taxa bruta de transferência de dados de 528 Mby- tes/s ou 4,224 Cbps.
Especificamente projetado para satisfazer os requisitos de custo de EIS dos sistemas modernos (da época); sua implementação requer poucas pastilhas (chips), e outros barramentos podem ser conectados ao barramento PCI.
Ele foi projetado para trabalhar com uma variedade de configurações demicroprocessadores, incluindo sistemas com um único ou com múltiplos processadores. Dessa maneira, ele fornece um conjunto de funções de propósito geral. Utiliza o esquema síncrono de transferência de dados e um esquema de arbitração centralizado.

6
7 Paralela: Existem várias linhas de conexão entre o modulo de E/S e o periférico onde diversos bits são transmitidos ao mesmo tempo, com isso ela émais usada para periféricos de alta velocidade.
Serial: Já a serial utiliza apenas uma linha para transmitir dados, assim a transferência dos bits é feita um de cada vez. Sendo mais comuns para impressoras e terminais

8 USB
Criado em 1995 sendo os principais motivos que levou à criação dessa tecnologia foi a necessidade de facilitar a conexão de variados dispositivos ao computador. Sendoassim, o USB oferece uma série de vantagens:

• Padrão de conexão: qualquer dispositivo compatível como USB usa padrões definidos de conexão (ver mais no tópico sobre conectores), assim não é necessário ter um tipo de conector específico para cada aparelho;

• Plug and Play (algo como "Plugar e Usar"): quase todos os dispositivos USB são concebidos para serem conectados ao computador e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Computação
  • Computação
  • Computação
  • Computação
  • Computação
  • computacao
  • Computação
  • Computação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!