Computação ubiqua

Páginas: 11 (2575 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2012
Computação Ubíqua
Visão Geral
Computação ubíqua (também abreviado para "ubicomp") refere-se a um novo gênero da computação em que o computador permeia completamente a vida do usuário, ou seja, muitos computadores estarão disponíveis em todo ambiente físico, isso não significa que tudo possuirá computação, mas que estará tão ligado às pessoas que elas nem perceberão a interação com essatecnologia.
Por ser uma área de pesquisa emergente, está sendo empregados vários sinônimos, mas existem diferenças conceituais entre eles, sendo explicado a seguir: Computação Móvel consiste em sistemas computacionais distribuídos em diferentes dispositivos comunicando-se entre si através de uma rede de comunicação sem fio permitindo a mobilidade desses aparelhos. Computação Pervasiva, implica que ocomputador esteja embarcado ao ambiente de forma invisível para o usuário, tendo a capacidade de obter informações acerca do ambiente circundante e utilizá-la para controlar, configurar e ajustar a aplicação para melhor se adequar às características do ambiente. O termo é utilizado para referenciar a integração da computação móvel e onipresente com o espaço físico de forma invisível.
É um tipo decomputação distribuída realizada por dispositivos de computação que atuam de forma discreta nos ambientes onde estão implantados. Estes ambientes de computação são espaços físicos quaisquer (salas de aula, escritórios, edifícios, etc.) e os dispositivos eletroeletrônicos podem ser sensores, computadores e outros, capazes de realizar alguma computação útil aos usuários do ambiente.

Exemplo darelação entre a computação pervasiva, ubíqua e móvel.
Computação
Pervasiva
Computação
Móvel
Computação
Ubíqua

Conceito
O termo Computação Ubíqua foi definido pela primeira vez pelo cientista chefe do Centro de Pesquisa Xerox PARC, Mark Weiser, através de seu artigo "O Computador do Século 21” o que seria a computação ubíqua num futuro próximo com a ampliação exponencial da computação e a suautilização por pessoas que não tinham conhecimento técnico algum sobre o equipamento utilizado, com foco total na tarefa ao invés da ferramenta. Nas pesquisas e projetos realizado, percebeu-se que a melhor utilização de qualquer ferramenta é quando o usuário não percebe que a está manipulando, ou seja, o usuário não percebe o seu uso, podendo concentrar se mais no trabalho que está sendorealizando. Mark Weiser ainda propõe que é possível aproveitar melhor os dispositivos ociosos que circundam o ambiente e que estes não deveriam ser o centro da nossa tarefa, mas periféricos a ela. Era meados dos anos 80 e nessa época ele já previa um aumento nas funcionalidades e na disponibilidade de serviços de computação, porém a visibilidade destes serviços seria a menor possível, ou seja, ainteração homem-máquina não seria notada, mesmo que fosse perceptível através de um equipamento ou dispositivo qualquer.
Contudo, na época em que Weiser concebeu a computação ubíqua, os dispositivos não possuíam o grau de miniaturização e poder computacional atual e a comunicação entre esses era limitada. Com a evolução da Informática e de outras áreas, conseguiu-se chegar a um cenário onde odesenvolvimento de aplicações satisfaz às características e necessidades da Computação Ubíqua, uma vez que surgem dispositivos cada vez menores e portáveis.
A computação eletrônica passou por três grandes eras: a do mainframe, do PC e a Ubicomp. O entendimento de computação de grande porte (mainframe) era de que os computadores de grande porte foram definidos sobre uma arquitetura na qual, poucas máquinaseram compartilhadas simultaneamente por inúmeros usuários, na computação de mesa (PC) mudou para apenas uma pessoa com conhecimento básico operando um computador e na computação ubíqua são vários computadores compartilhando cada pessoa formando uma espécie de malha de dispositivos inteligentes em torno de cada indivíduo, sem trazer impactos visíveis no nosso modo de viver. Essa mudança ocorreu...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • COMPUTAÇÃO UBÍQUA
  • Computação ubíqua
  • computação ubiqua
  • Computação ubíqua
  • Computação Ubiqua
  • Computação Ubíqua
  • Computação ubíqua
  • computação ubiqua

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!