Computação ubiqua

Páginas: 2 (343 palavras) Publicado: 13 de maio de 2011
Computação ubíqua
Computação ubíqua (em inglês: Ubiquitous Computing ou ubicomp) ou computação pervasiva é um termo usado para descrever a onipresença da informática no cotidiano das pessoas.
TermoO termo foi usado pela primeira vez pelo cientista de informática estadunidense Mark Weiser (1952 — 1999) em 1988 e publicado em 1991 no seu artigo The Computer for the 21st Century.[1]
Também éconhecida pelos termos em língua inglesa de pervasive computing, calm technology, things that think e everyware, e denomina-se alternativamente de inteligência ambiental.
Conceito
Computação ubíquatem como objetivo tornar a interação pessoa-máquina invisível, ou seja, integrar a informática com as ações e comportamentos naturais das pessoas. Não invisível como se não pudesse ver, mas, sim de umaforma que as pessoas nem percebam que estão dando comandos a um computador, mas como se tivessem conversando com alguém. Além disso, os computadores teriam sistemas inteligentes que estariamconectados ou procurando conexão o tempo todo, dessa forma tornando-se onipresente.
O primeiro passo para conseguir chegar a essa interação mais fácil ou invisível, é a utilização de interfaces naturais, aforma mais primitiva que temos de interagir com algum ser humano, que é a utilização da fala, gestos, presença no ambiente ou até mesmo a movimentação dos olhos, deixando dessa forma o teclado e mousesem nenhuma utilização.
O segundo passo seria a geração de uma computação sensível a contexto, essa tecnologia torna possível que os dispositivos possam capturar o contexto automaticamente. Ocontexto nesse caso é a presença de uma pessoa ao espaço ou qualquer tipo de movimento corporal, movimentação dos braços, dedos, cabeça, olhos e até movimentos faciais.
A computação ubíqua requercomputadores pequenos, baratos e tecnologias de ligação com ou sem fios a computadores de maior dimensão. Por exemplo uma casa controlada por dispositivos de computação ubíqua deverá ter controle remoto da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • COMPUTAÇÃO UBÍQUA
  • Computação ubiqua
  • Computação ubíqua
  • computação ubiqua
  • Computação ubíqua
  • Computação Ubiqua
  • Computação Ubíqua
  • Computação ubíqua

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!