Computação pervasiva

Páginas: 2 (460 palavras) Publicado: 6 de abril de 2013
FATEC
Faculdade Tecnológica de Americana
Jogos Digitais

Andrielle Lígia Calegari

Computação Pervasiva

Santa Bárbara d’Oeste, Abril de 2013
I. Computação Pervasiva
A computaçãoubíqua, ou, pervasiva, é diferenciada pelo uso de dispositivos de forma tanto direta como indireta, que necessariamente têm de ser utilizados com nenhum ou o mínimo de esforço, sendo na maior parte dos casosa interatividade entre o sujeito e a máquina, transparente, pois bastará que a máquina perceba a presença da pessoa para que comece a interação.
Computação ubíqua tem como objetivo tornara interação homem computador invisível, ou seja, integrar a informática com as ações e comportamentos naturais das pessoas.
O primeiro passo para conseguir chegar a essa interação mais fácil ou invisível, é autilização de interfaces naturais, a forma mais primitiva que temos de interagir com algum ser humano, que é a utilização da fala, gestos, presença no ambiente ou até mesmo a movimentação dos olhos,deixando dessa forma o teclado e mouse sem nenhuma utilização.
O segundo passo seria a geração de uma computação sensível a contexto, essa tecnologia torna possível que os dispositivos possam capturaro contexto automaticamente. O contexto nesse caso é a presença de uma pessoa ao espaço ou qualquer tipo de movimento corporal, movimentação dos braços, dedos, cabeça, olhos e até movimentos faciais.A relação que temos entre as obras “Como pedir uma pizza em 2015” e “1884” e computação pervasiva é que conforme a tecnologia vai se alterando e evoluindo, todo tipo de informação, inclusive nossasinformações pessoais estarão cada vez mais acessíveis, o que fazemos, o que deixamos de fazer, de alguma forma essas informações estão disponíveis.
II Computação Ubíqua e Jogos
Um uso interessantedesta nova tecnologia é o entretenimento, mais exatamente jogos pervasivos. A criação deste novo tipo de jogo exige que certos cuidados inerentes ao ambiente pervasivo sejam tomados para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Computação Pervasiva
  • Computação pervasiva
  • Computação pervasiva
  • Computação Pervasiva
  • computação pervasiva e nas nuvens
  • computação ubíqua e pervasiva
  • Computação
  • Computação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!