Computação paralela

Páginas: 10 (2446 palavras) Publicado: 28 de abril de 2012
[pic]
...............................................................................................................................


ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE ead
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – MÓDULO 7





















portfólio 1
COMPUTAÇÃO PARALELA.....................................................................................................................................................
Guarulhos
2012





















portfólio 1
COMPUTAÇÃO PARALELA












Trabalho apresentado ao Curso de Sistemas da Informação da Faculdade ENIAC para a disciplina COMPUTAÇÃO PARALELA.


Prof. Cao Jin CanGuarulhos

2012

[pic]



ATIVIDADE PROPOSTA

Pesquisar no internet sobre Beowulf que é uma tecnologia de cluster que agrupa computadores de baixo custo processando GNU/Linux para formar um supercomputador virtual via processamento paralelo e distribuído.......................................................................................................................................................

Primeiramente definirei o que é um Cluster?

Um cluster, ou aglomerado de computadores, é formado por um conjunto de computadores, que utiliza um tipo especial de sistema operacional classificado como sistema distribuído. Muitas vezes é construído a partir de computadores convencionais (personal computers), os quais são ligados em rede e comunicam-seatravés do sistema, trabalhando como se fossem uma única máquina de grande porte. Há diversos tipos de cluster. Um tipo famoso é o cluster da classe Beowulf, constituído por diversos nós escravos gerenciados por um só computador.

Quando se fala de cluster de um HD (Hard Disc), refere-se ao cruzamento de uma trilha com um setor formatado. Um HDD (hard disk drive) possui vários clusters queserão usados para armazenar dados de um determinado arquivo. Com essa divisão em trilhas e setores, é possível criar um endereçamento que visa facilitar o acesso a dados não contíguos, assim como o endereçamento de uma planilha de cálculos ou, como um exemplo mais simples, o tabuleiro do jogo "Batalha Naval".

História do Cluster Beowulf

O nome Beowulf deriva de um épico inglês que conta ahistoria de um herói que salvou um reino dinamarquês de um monstro chamado Grendel. Em 1993, Donald Becker e Thomas Sterling começaram a esboçar os contornos de uma mercadoria com base em cluster projetado como um sistema de custo-eficaz alternativo para os supercomputadores. No inicio de 1994, trabalhando no CEDIS (Centro de Excelência em Ciência da Informação e em Dados Espaciais) sob o patrocínio doprojeto HPCC/SEE, o projeto Beowulf foi iniciado.

O protótipo inicial era um cluster composto de 16 processadores DX4 conectados por um canal Ethernet. A maquina foi um sucesso instantâneo e a idéia de proporcionar COTS (Commodity Off the Shelf) baseado em sistemas computacionais para satisfazer requisitos específicos se espalhou rapidamente através da NASA e para as comunidades acadêmicas e depesquisa.

Uma medida não técnica de sucesso é a observação de que os pesquisadores no interior da comunidade de Computação de Alto Desempenho agora se referem a essas maquinas como “Classe de computadores cluster Beowulf”. Clusters Beowulf são agora reconhecidos como genero dentro da comunidade HPC.

[pic]

O primeiro cluster Beowulf foi construído com processadores DX4 e 10Mbit Ethernet.Os processadores eram muito rápidos para uma única Ethernet e Ethernet switches ainda eram caros. Para equilibrar o sistema, Don Becker reescreveu seus drivers Ethernet para Linux e construiu um “canal ligado” aonde o trafego de rede Ethernet foi distribuído em dois ou mais Ethernets.

No final de 1997, uma boa escolha para um sistema equilibrado foi processadores 16,200 MHz conectados por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Computação Paralela
  • Computação paralela
  • COMPUTAÇÃO PARALELA
  • computação paralela
  • Computação Paralela
  • Computaçao paralela
  • Aplicação de computação paralela
  • Sistemas distribuídos e computação paralela

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!