Computação nas nuvens

Páginas: 25 (6108 palavras) Publicado: 16 de maio de 2012
Índice
1. Introdução 1
2. A nuvem 2
3. Conceito de Cloud Computing 3
4. Tipos de nuvem 4
4.1 Modelo de Implantação 5
4.2 Modelo de Serviços 6
5. Propriedades da computação nas nuvens 8
6. Características da computação nas nuvens 9
7. Comparação entre os provedores da nuvem e os provedores dos sistemas tradicionais de TI 9
8. Principais adeptos da computação nasnuvens 9
8.1 Casos prácticos do uso de cloud computing nas empresas 10
9. Preocupações minimizadas com o surgimento da computação nas nuvens 11
10. Vantagens da computação nas nuvens 12
11. Desvantagens da computação nas nuvens 13
12. Conclusões 13
13. Referências Bibliográficas 15

*

Introdução
Em vários aspectos do dia a dia do homem surge algum assunto que faz referência acomputação em nuvens (Cloud Computing), e enquanto se vão fazendo vários debates sobre o que é cloud computing e onde esta se encaixa, as pessoas não tem mais duvidas de que esta é real.
O conceito de computação em nuvens é algo recente que veio para transformar a área computacional, alterando as forma que o homem desenvolve as tecnologias e a forma como este pensa acerca da economia nacomputação.
Computação nas nuvens é mais do que um serviço situado em algum centro de dados remoto, é um conjunto de abordagens que ajudam as organizações a adicionar ou subtrair rapidamente e eficientemente recursos, quase em tempo real.
Ao contrario de outras abordagens a nuvem é tanto acerca do modelo de negócios como de tecnologia, o que é essencial, pois toda organização entende perfeitamente que atecnologia esta no centro de como estas operam os seus negócios.
Os gestores das organizações tem tido preocupações, devido a complexidade na obtenção das suas necessidades computacionais rapidamente e com baixo custo. De certa forma, a computação nas nuvens começou a tornar-se dominante porque estes gestores de negócios passaram as suas preocupações para primeiro plano.
Cloud Computing requervarias analises, como quais as abordagens mais apropriadas para sua organização. Por exemplo, as organizações devem decidir se querem utilizar serviços de nuvens publicas, ou se querem ter nuvens privadas.
É importante saber como arquitectar o seu ambiente interno para suportar a nuvem, pois o próprio ambiente da nuvem requer uma base forte nas melhores praticas de desenvolvimento de software,arquitectura de software e gestão de serviços.
Esta base forte é muito importante, pois a maioria das organizações combinam serviços de nuvens publicas e privadas.
O presente trabalho tem como objectivo fazer uma abordagem a computação nas nuvens, do que se trata, os principais componentes que a envolvem, para melhor compreensão do papel desta nas organizações, como esta ajuda as organizações arepensarem a forma como implantam suas tecnologias, bem como a evolução que esta trouxe para a área da computação, e os problemas nos negócios que com ela vieram.
Esta temática é de grande importância para que se possa conhecer e analisar todas envolventes desta tecnologia, bem como os grandes avanços que esta pode trazer para as organizações, facilitando a sua gestão de recursos computacionais eminimizando seus gastos em infraestruturas e muito mais.
Para melhor descrever a computação em nuvens foram definidos tipos de nuvens. Este trabalho irá abordar duas classes de nuvens, as baseadas no modelo de implantação, e as baseadas no modelo de serviços.
O modelo de implantação diz-nos onde a nuvem está localizada e com que propósito, e fazem parte deste modelo as nuvens privadas,comunitárias, públicas e hibridas.
O modelo de serviço descreve o tipo de serviço que o provedor de serviços esta oferecendo. Os modelos de serviço mais conhecidos são o SaaS (Software as a Service) e o SPI (Platform as a Service, and Infrastructure as a Service). Estes definem o que o provedor deve gerir e quais as responsabilidades do cliente.
Com a computação nas nuvens pode-se começar muito pequeno...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Computação em nuvem
  • COMPUTAÇÃO EM NUVEM
  • Computação nas Nuvens
  • computação em nuvem
  • Computação Nas nuvens
  • computação em nuvem
  • Computação em nuvem
  • Computação em nuvem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!