Computação gráfica

Páginas: 11 (2644 palavras) Publicado: 31 de maio de 2011
FUNDAÇÃO DE ASSISTÊNCIA E EDUCAÇÃO - FAESA
FACULDADES INTEGRADAS ESPÍRITO-SANTENSES
CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

AROLDO SOUZA TUPAN
JARBES
JEAN
VICTOR

COMPUTAÇÃO GRÁFICA

VITÓRIA
2010
AROLDO SOUZA TUPAN
JARBES
JEAN
VICTOR

COMPUTAÇÃO GRÁFICA

Trabalho Acadêmico do Curso de Bacharelado de Ciência da Computação apresentado àsFaculdades Integradas Espírito-Santenses, como parte das exigências da disciplina de Introdução à Ciência da Computação sob orientação da profª. Renata Cristina Laranja Leite.

VITÓRIA
2010

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 04

1 INTRUDOÇÃO À COMPUTAÇÃO GRÁFICA 05

2 AS ORIGENS DA COMPUTAÇÃO GRÁFICA 07

3 ÁREAS DE ATUAÇÃO DA COMPUTAÇÃO GRÁFICA 09

4 MERCADO DE TRABALHO 12

4.1Atribuições de um profissional de Computação Gráfica 12

4.2 O Perfil do profissional 12

4.3 Ferramentas de Trabalho 13

CONCLUSÃO 14

REFERÊNCIAS 15

INTRODUÇÃO

A computação gráfica é matemática e arte. É uma ferramenta de concepção de arte, assim como piano ou o pincel. Esta ferramenta proporciona um maior poder de abstração, ajudando na criação de imagens complexas e em muitos casos nãoimaginadas.

A relação entre luz, tempo e movimento constitui a base desta que poderia ser classificada como uma arte tecnológica. A computação gráfica pode ser encarada como uma ferramenta não convencional que permite ao artista ultrapassar as técnicas tradicionais de desenho ou modelagem.

Segundo a ISO (International Organization for Standardization), a definição de computação gráfica é:“um conjunto de ferramentas e técnicas para converter dados para ou de um dispositivo gráfico através do computador”.

Talvez seja melhor notar que a relação entre a arte e a computação gráfica é simbiótica, uma interagindo com a outra, fazendo com que as duas evoluam de forma conjunta. A cada evolução da computação gráfica, podem ser abertos novos campos para as artes e vice-versa.

1 INTRODUÇÃOÀ COMPUTAÇÃO GRÁFICA

A Computação Gráfica é a área da ciência da computação que estuda a geração, manipulação e interpretação de modelos e imagens de objetos utilizando computador. Tais modelos vêem de uma variedade de disciplinas, como física, matemática, engenharia, arquitetura, etc. Pode-se relacionar a Computação Gráfica com 3 sub-áreas:
• Síntese de Imagens: área que se preocupa com aprodução de representações visuais a partir da especificação geométrica e visual de seus componentes. É frequentemente confundida com a própria Computação Gráfica. As imagens produzidas por esta sub-área são geradas a partir de dados mantidos nos chamados Display-Files.

• Processamento de Imagens: envolve as técnicas de transformação de Imagens, em que tanto a imagem original quanto a imagemresultado apresentam-se sob uma representação visual (geralmente matricial). Estas transformações visam melhorar as características visuais da imagem (aumentar contraste, foco, ou mesmo diminuir ruídos e/ou distorções). As imagens produzidas/ utilizadas por esta sub-área são armazenadas/recuperadas dos chamados Raster-Files.

• Análise de Imagens: área que procura obter a especificação dos componentesde uma imagem a partir de sua representação visual. Ou seja a partir da informação pictórica da imagem (a própria imagem!) produz uma informação não pictórica da imagem.
[pic]

FIGURA 1: Relacionamento entre as 03 sub-áreas da Computação Gráfica
Na última década somou-se a esse contexto a área de Visualização de Dados, também chamada Visualização Computacional, que usa técnicas de ComputaçãoGráfica para representar informação, de forma a facilitar o entendimento de conjuntos de dados numéricos de alta complexidade. Exemplos de áreas de aplicação são: visualização de imagens médicas, meteorologia, dados financeiros, visualização de programas, dinâmica dos fluidos, e muitas outras.

Nelas, o que existe em comum é que a representação gráfica (superfícies, partículas, ícones)...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Computação grafica
  • Computaçao grafica
  • Computação grafica
  • Computacao Grafica
  • computaçao grafica
  • Computação Gráfica
  • Computação Gráfica
  • Computação Gráfica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!