Computação forense e o uso de ferramentas de código aberto para investigação de crimes digitais

Páginas: 4 (907 palavras) Publicado: 5 de agosto de 2012
1. INTRODUÇÃO

Os benefícios oferecidos pela Internet introduziram uma série de novas facilidades no dia a dia das pessoas, permitindo assim o acesso de forma anônima a quase todo tipo deinformação ou sistema. Não é de se espantar que essa evolução tenha atingido também o mundo do crime. Os computadores estão envolvidos em um número crescente de atividades ilícitas. Além de serem utilizados comoferramentas para a realização de alguns crimes (como por exemplo, disseminação de pornografia infantil, invasão de sistemas e fraudes), os computadores podem conter evidências relacionadas comqualquer tipo de atividade ilícitas.
O aumento dos crimes relacionados com computadores requer um maior entendimento de como se obter e utilizar evidências eletrônicas armazenadas em computadores. Talentendimento pode ser alcançado através dos conceitos e metodologias da análise forense computacional.
Este trabalho trata da utilização de ferramentas de código aberto para apoio à investigação eperícia forense dos chamados crimes digitais.
Vários são os motivos para a realização deste trabalho. O primeiro consiste na oportunidade de estudar com certa profundidade os mecanismos de computaçãoforense e, portanto propiciar a consolidação do aprendizado. O segundo é a relação do tema com a profissão do autor, pois a aplicação do conteúdo do estudo ao trabalho diário favorece o envolvimento. Emterceiro, o interesse em contribuir para o aprimoramento do processo de análise forense computacional, utilizando ferramentas de código aberto. Por último, visualiza-se a oportunidade de contribuir parao crescimento e fortalecimento do uso dessas ferramentas no seguimento da segurança computacional.
O avanço tecnológico trouxe diversos benefícios para a sociedade, dentre eles a internet. Com suapopularização no início da década de 90, a Internet passou a ser um dos principais meios de comunicação na troca de informações, aquisição de produtos e utilização de serviços até pouco tempo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Investigação de crimes digitais
  • Analise de Ferramenta de Monitoração de Código Aberto
  • EXPERIÊNCIAS COM PROJETOS: O USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS
  • Investigação Digital: conceitos, ferramentas e estudos de caso
  • O uso de ferramentas digitais no ensino de linguas estrangeiras
  • computação forense
  • COMPUTACÃO FORENSE
  • Computação Forense

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!