Computação em nuvem

Páginas: 15 (3676 palavras) Publicado: 26 de agosto de 2014
Cloud Computing


Vantagens do Cloud Computing
No post anterior, falei brevemente sobre o conceito e alguns desafios que precisarão ser vencidos para a implementação e consequentemente, o sucesso desse novo modelo. Mas o que motiva grandes empresas da área de TI como o Google e o Yahoo! a investirem massissamente nessa nova tecnologia?
As vantagens desse tipo de computação são inúmeras,tanto do ponto de vista de hardware como de software. Por exemplo, olhando pelo lado do hardware, um usuário pode fazer um upgrade na sua máquina apenas pagando a mais pelo serviço, visto que, o armazenamento de dados e o processamento dos mesmos são todos feitos de forma remota nos grandes servidores. Vi em uma reportagem que a rede de varejo Amazon.com já oferece esse serviço onde o usuário pode,pagando uma determinada taxa, requisitar armazenamento de dados e até mesmo, a utilização de máquinas virtuais completas tudo isso remotamente. A computação em nuvens já é realidade!
Já em termos de software, fora a já citada personalização do software, onde o usuário monta o programa com aquelas ferramentas que mais utiliza, descartando as demais, o mecanismo de atualização do aplicativo setorna muito mais simples e barato, visto que, como o software se concentra no servidor da empresa que oferece o serviço, as atualizações podem ser realizadas de forma muito mais rápida sem os custos adicionais de “ploriferação” do software, ou seja, custo com CDs para a gravação da nova versão, divulgação dos mesmos…
Essas são apenas algumas das vantagens da Computação em Nuvens. Que, como vimos, jáé uma realidade.
Então, nos preparemos para ela.
Afinal, o que é Computação em Nuvens? J
Talvez não para as “pessoas comuns”, mas, no mundo “computeiro”, esse termo está em crescente uso enquanto o material disponível para o estudo continua escasso. Percebendo essa carência de material resolvi iniciar um blog onde compartilharei com todos minhas pesquisas nessa área que muito me interessa eque, como muitos afirmam, tem tudo para ser o futuro da computação.
Gostaria muito que aqueles que lessem esse material, além de comentar sobre se gostaram ou não do post, ficassem livres para compartilhar informações a respeito desse tema para que, juntos, cresçamos nesse mundo fascinante e totalmente novo que é a Computação em Nuvens. Vamos começar com uma apresentação bem simples do que é essetermo.
Nesse novo modelo, os dados relativos a softwares e a obtidos apartir da manipulação desses aplicativos estarão armazenados na nuvem, ou seja, na Internet (sendo mais preciso, nos grandes servidores sejam eles físicos ou virtuais). Os dados serão acessados de forma remota pelo computador do usuário que, por sinal, para o usuário, se resumirá a um teclado, um mouse e um monitor(sim estamosvoltando a epóca dos Mainframes e seus terminais burros).
Com esse modelo, os softwares poderão ser comercializados não com bases em licenças, mas em número de vezes que aquele recurso é utilizado, barateando o seu custo e, de certa maneira, sendo mais justo para com o cliente. A Computação em Nuvens também oferece a oportunidade de adaptação do software a gosto do cliente, ou seja, aquele queadquirir o aplicativo poderá, por exemplo, selecionar aquelas funcionalidades que mais lhe interessam e montar o seu próprio aplicativo.
Contudo, o Cloud Computing também faz certas exigências. Como todos os dados estarão disponíveis na Internet, a rede deverá prover recursos que garantam a Qualidade de Serviço (QoS) como também a integridade dos dados (exigindo poderosas ferramentas decriptografia e de controle de acesso aos dados nos servidores).
Bem vindo ao mundo da Computação em Nuvens!

O que é Computação em Nuvens?

Até poucos anos atrás, a computação em nuvens (do inglês “cloud computing”) era tida como uma tendência. A aposta era a de que ninguém mais precisaria instalar programa algum em seu computador para realizar desde tarefas básicas (como mexer com planilhas) até...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Computação nas nuvens
  • COMPUTAÇÃO EM NUVEM
  • Computação nas Nuvens
  • computação em nuvem
  • Computação Nas nuvens
  • computação em nuvem
  • Computação em nuvem
  • Computação em nuvem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!