computação em nuvem

Páginas: 12 (2778 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2013
1 - Conceito de Nuvem
Segundo Huesman e Spencer (2013), há muito alarde em torno da computação em nuvem, porém a tecnologia é pouco compreendida, o que não a tem impedido de ganhar fôlego no mundo todo.
A nuvem é uma metáfora para a Internet ou infra-estrutura de comunicação entre os componentes arquiteturais, baseada em uma abstração que oculta a complexidade de infraestrutura. Cada partedesta infra-estrutura é provida como um serviço e, estes serviços são normalmente alocados em data-centers.
A computação em nuvem consiste na utilização de processamento, memória, armazenamento de dados, entre outros, de computadores e servidores compartilhados e interligados pela internet. O armazenamento de dados é feito em serviços que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquerhora, não havendo necessidade de instalação de programas ou de armazenar dados. O acesso a programas, serviços e arquivos é remoto, através da Internet, por essa razão se utiliza a alusão a nuvem.
Num sistema operacional disponível na Internet, a partir de qualquer computador e em qualquer lugar, pode-se ter acesso a informações, arquivos e programas num sistema único, independente de plataforma.O requisito mínimo é um computador compatível com os recursos disponíveis na Internet. O PC torna-se apenas um chip ligado à Internet — a "grande nuvem" de computadores — sendo necessários somente os dispositivos de entrada (teclado, mouse) e saída (monitor).
2 - Benefícios da nuvem
Costa da Mota, Ruschel e Zanotto (2010), descrevem que o modelo de computação em nuvem foi desenvolvido com oobjetivo de fornecer serviços de fácil acesso e de baixo custo e garantir características tais como disponibilidade e escalabilidade. Este modelo visa fornecer, basicamente, três benefícios. O primeiro benefício é reduzir o custo na aquisição e composição de toda infra-estrutura requerida para atender as necessidades das empresas, podendo essa infra-estrutura ser composta sob demanda e com recursosheterogêneos e de menor custo. O segundo é a flexibilidade que esse modelo oferece no que diz respeito à adição e troca de recursos computacionais, podendo assim, escalar tanto em nível de recursos de hardware quanto software para atender as necessidades das empresas e usuários. O último benefício é prover uma abstração e facilidade de acesso aos usuários destes serviços.
3 - características daCOMPUTAÇÃO EM NUVEM
Segundo Alecrim (2008), são características da computação em nuvem:
3.1 – Acessibilidade: Fácil acesso a determinadas aplicações independente do seu sistema operacional ou de hardware.
3.2 - Estrutura Física: O usuário não precisa se preocupar com a estrutura para executar a aplicação: hardware, procedimentos de backup,   controle de segurança, manutenção, entre outros queficam a cargo do fornecedor do serviço.
3.3 - Compartilhamento de dados: Compartilhamento de arquivos, informações e trabalho corporativos se tornam mais fáceis, uma vez que todos os usuários acessam as aplicações e os dados do mesmo lugar: a "nuvem". Muitas aplicações do tipo já são elaboradas considerando estas possibilidades.
3.4 – Disponibilidade de contínua de serviços - Dependendo dofornecedor, o usuário pode contar com alta disponibilidade, já que se um servidor parar de funcionar, por exemplo, os demais que fazem parte da estrutura continuam a oferecer o serviço;
3.5 – Baixo custo - O usuário pode contar com melhor controle de gastos. Muitas aplicações em computação em nuvem são gratuitas e, quando é necessário pagar, o usuário só o fará em relação aos recursos que usar ou ao tempode utilização. Não é, portanto, necessário pagar por uma licença integral de uso, tal como acontece no modelo tradicional de fornecimento de software.
3 – COMPUTAÇÃO EM Nuvem no Brasil
Em estudo de Canaver (2012) observa-se que no Brasil, a tecnologia de computação em nuvem é muito recente, mas está se tornando madura muito rapidamente. Empresas de médio, pequeno e grande porte estão adotando...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Computação em nuvem
  • Computação nas nuvens
  • COMPUTAÇÃO EM NUVEM
  • Computação nas Nuvens
  • computação em nuvem
  • Computação Nas nuvens
  • Computação em nuvem
  • Computação em nuvem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!