Computação em nuvem

Páginas: 30 (7439 palavras) Publicado: 27 de fevereiro de 2011
FACULDADE INTEGRADAS SANTA CRUZ DE CURITIBA – INOVE

Carlos Nascimento
Gerson Luiz da Rocha Sdroieski
José Monteiro Junior
Vinnie de França Xarlinho

1

2

Computação em Nuvem

Curitiba
2010

FACULDADE INTEGRADAS SANTA CRUZ DE CURITIBA - INOVE

1

2

3

4

5

6

Computação em Nuvem

Curitiba
2010

Sumário
Sumário 3
INTRODUÇÃO 4
COMPUTAÇÃO EM NUVENS 4CONCEITUAÇÃO 4
CARACTERÍSTICAS 5
MODELOS DE SERVIÇO 6
Nível de Aplicação 6
Nível de Ambiente de Software 6
Nível de Infraestrutura de Software 7
Nível de Kernel de Software 7
Nível de Hardware e Firmware 8
ECONOMIA 8
APLICAÇÕES E PÚBLICO-ALVO 10
Usuários Domésticos 10
Comunidades e Grupos 10
Corporações 10
PROVEDORES DE SERVIÇOS EM NUVEM 11
AMAZON WEB SERVICES 11
Amazon Elastic ComputeCloud (Amazon EC2) 11
Amazon SimpleDB 12
Amazon CloudFront 12
Amazon Elastic MapReduce 12
Amazon Virtual Private Cloud (Amazon VPC) 13
SUN 13
IBM 13
EUCALYPTUS 14
VMWARE 14
VMware vCloud 14
VMware vSphere 14
MICROSOFT 15
GOOGLE 15
SOLUÇÃO EM NUVEM PARA AMBIENTES CORPORATIVOS 15
SISTEMA TRADICIONAL X SOLUÇÃO EM NUVEM 16
CONCLUSÃO 16
REFERÊNCIAS 18

INTRODUÇÃO

A necessidade dereinvenção é uma característica comum à ciência. Novos modelos e soluções devem surgir para que a evolução seja possível e de fato alcançada. No meio corporativo esta premissa é bastante importante, uma vez que inovação é a palavra-chave para qualquer empreendimento, seja ele atuante no ramo que for. Contudo, a preocupação com o crescimento não pode ser atrapalhada por fatores que deveriam facilitaras tarefas cotidianas, como o setor de tecnologia da informação. Ele pode, muitas vezes, representar um “peso” na estrutura de uma empresa, significando atrasos devido a determinadas deficiências e gastos adicionais com mão-de-obra e infraestrutura. Dentro dos sistemas distribuídos, visando a economia no meio corporativo, surgiu o modelo recente conhecido por computação nas nuvens. A ideia é novae ainda está amadurecendo. Consiste no “aluguel” de espaços em servidores de terceiros para hospedagem de dados e aplicativos da empresa, eliminando a necessidade de manter desenvolvedores e equipamentos subutilizados dentro das dependências da empresa. O investimento é consideravelmente menor se comparado ao modelo tradicional e, ainda, elimina a preocupação com TI, permitindo que a empresaconcentre-se apenas no seu ramo de atividade.

Este trabalho objetiva conceituar o modelo computacional distribuído em questão, evidenciando vantagens e desvantagens, avaliando o desenvolvimento de um aplicativo para a infraestrutura, efetuando comparações de serviços disponíveis na Web já adaptados ao modelo e, por fim, sugerindo uma solução genérica em nuvem. O que motiva a realização deste estudoé o fator econômico que possui grande evidência, a possibilidade de aumento da vida útil do hardware e a vantagem de possibilitar à empresa direcionar suas preocupações para o negócio, não focando tanto no setor de TI. É possível comprovar por meio de testes com sistemas em nuvem, que o uso do modelo é viável, exigindo uma abordagem ligeiramente diferente da tradicional. Os gráficos apresentadosdemonstram onde é necessário atuar para obter o desempenho aceitável e o equilíbrio adequado na adoção de um sistema computacional distribuído em nuvem.

COMPUTAÇÃO EM NUVENS

1 CONCEITUAÇÃO

O termo computação nas nuvens, do inglês cloud computing, surgiu como um novo modelo de computação distribuída que aproveita conceitos de clusters e grids, além de basear-se nos avanços de técnicas devirtualização conquistados nos últimos anos. O conceito de “nuvem” surge da disposição física dos elementos envolvidos no modelo. Em outras palavras, os servidores que hospedam dados e aplicativos ficam localizados em datacenters de empresas de qualquer parte do mundo, o que nos leva à necessidade de um termo que abstraia esta localização. Para tal, adotou-se o termo “nuvem”, significando então,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Computação em nuvem
  • Computação nas nuvens
  • COMPUTAÇÃO EM NUVEM
  • Computação nas Nuvens
  • computação em nuvem
  • Computação Nas nuvens
  • computação em nuvem
  • Computação em nuvem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!