Comprresores

Páginas: 5 (1041 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
COMPRESSORES
Compressores: são utilizados para proporcionar a elevação da pressão de um gás ou escoamento gasoso. Nos processos industriais, a elevação de pressão requerida pode variar desde cerca de 1,0 atm até centenas ou milhares de atmosferas.
Há quem utilize ainda a denominação "sopradores" para designar as máquinas que operam com elevação de pressão muito pequena, porém superior aoslimites usuais dos ventiladores. Tais máquinas possuem características de funcionamento típicas dos compressores, mas incorporam simplificações de projeto compatíveis com a sua utilização.
Compressores – Classificação Quanto Às Aplicações
As características físicas dos compressores podem variar profundamente em função dos tipos de aplicações a que se destinam. Dessa forma, convém distinguir pelomenos as seguintes categorias de serviços:
a. Compressores de ar para serviços ordinários;
b. Compressores de ar para serviços industriais;
c. Compressores de gás ou de processo;
d. Compressores de refrigeração;
e. Compressores para serviços de vácuo.
Os compressores de ar para serviços ordinários são fabricados em série, visando baixo custo inicial. Destinam-se normalmente a serviçosde jateamento, limpeza, pintura, acionamento de pequenas máquinas pneumáticas, etc. 19
Os compressores de ar para sistemas industriais destinam-se às centrais encarregadas do suprimento de ar em unidades industriais. Embora possam chegar a ser máquinas de grande porte e custo aquisitivo e operacional elevados, são oferecidos em padrões básicos pelos fabricantes. Isso é possível porque ascondições de operação dessas máquinas costumam variar pouco de um sistema para outro, há exceção talvez da vazão.
Os compressores de gás ou de processo podem ser requeridos para as mais variadas condições de operação, de modo que toda a sua sistemática de especificação, projeto, operação, manutenção, etc. dependem fundamentalmente da aplicação.
Incluem-se nessa categoria certos sistemas decompressão de ar com características anormais. Como exemplo, citamos o soprador de ar do forno de craqueamento catalítico das refinarias de petróleo ("blower do F.C.C."). Trata-se de uma máquina de enorme vazão e potência, que exige uma concepção análoga a de um compressor de gás.
Os compressores de refrigeração são máquinas desenvolvidas por certos fabricantes com vistas a essa aplicação. Operamcom fluidos bastante específicos e em condições de sucção e descarga pouco variáveis, possibilitando a produção em série e até mesmo o fornecimento incluindo todos os demais equipamentos do sistema de refrigeração.
Há casos, entretanto, em que um compressor de refrigeração é tratado como um compressor de processo. Isso ocorre nos sistemas de grande porte, em que cada um dos componentes éindividualmente projetado. É o caso, por exemplo, dos sistemas de refrigeração a propano, comuns em refinarias.
Os compressores para serviços de vácuo (ou bombas de vácuo) são máquinas que trabalham em condições bem peculiares. A pressão de sucção é subatmosférica, a pressão de descarga é quase sempre atmosférica e o fluido de trabalho normalmente e o ar. Face à anormalidade dessas condições deserviço, foi desenvolvida uma tecnologia toda própria, fazendo com que as máquinas pertencentes a essa categoria apresentem características bastante próprias. (Há mesmo alguns tipos de bombas de vácuo sem paralelo no campo dos compressores.) 20
Neste texto estaremos particularmente voltados para os compressores de processo que, além de representarem normalmente um investimento financeiro bem maiselevado que os demais exigem um tratamento minucioso e individualizado em função de cada aplicação. Na indústria do petróleo e processamento petroquímico esses compressores são usados, por exemplo:
a. No estabelecimento de pressões necessárias a certas reações químicas.
b. No transporte de gases em pressões elevadas.
c. No armazenamento sob pressão.
d. No controle do ponto de vaporização...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!