Comprometimento Organizacionl

4419 palavras 18 páginas
Comprometimento Organizacional na Administração Pública Municipal: um estudo na Prefeitura de Vitória - ES

Herickson Rubim Rangel 1
Lúcio Flavio Renault de Moraes 2

RESUMO

Este trabalho procurou analisar o comportamento dos agentes públicos3 em cargos comissionados da Prefeitura Municipal de Vitória-ES, a fim de identificar o tipo e grau de comprometimento de cada um. Procurou-se, também, identificar se o vínculo empregatício desses comissionados4 influencia o comprometimento organizacional. Para isso, foi utilizado uma amostra de 237 comissionados com escolaridade mínima de 2o grau completo, divididos em dois grupos: efetivos e não-efetivos, sendo que a metodologia estatística utilizada na análise dos dados consistiu da comparação do perfil dos dois grupos de comissionados. A pesquisa trata de um estudo descritivo da amostra, baseado no modelo de conceituação de Meyer & Allen, que aborda três componentes do comprometimento organizacional (instrumental, afetivo e normativo). Os principais resultados encontrados foram os seguintes: 1)
Há uma grande uniformidade de comprometimento nos grupos de comissionados; 2)
Dentre o grupo dos efetivos, o tipo de comprometimento predominante é o instrumental; 3) Dentre o grupo dos não-efetivos predomina-se o comprometimento afetivo e normativo; e, 4)
Os efetivos apresentam maior grau de comprometimento na dimensão instrumental e normativa, enquanto os não-efetivos, na dimensão afetiva

1 INTRODUÇÃO

Os estudos sobre comprometimento organizacional têm buscado conhecer a origem, as conseqüências e os níveis ótimos de comprometimento, tanto para o alcance dos objetivos organizacionais quanto para a preservação de um nível aceitável de qualidade de vida do trabalhador. Em linhas gerais, o comprometimento pode ser entendido como um forte vínculo do indivíduo com a organização. É um sentimento de pertencer a um grupo, com o propósito de identificação com seus objetivos e valores (Monday et al., 1982).

Relacionados

  • narrativa
    1453 palavras | 6 páginas