Comprometimento organizacional
Comportamento Organizacional teve origem durante a evolução da sociedade industrial. Onde se tem toda a parte da influência direcionada para a administração cientifica, que passa a relacionar o funcionário como uma maquina, que não preconiza o salário.Havendo uma evolução para a teoria das relações humanas passam a enxergar os funcionários como maior relevância nas empresas, sendo o nível de produção como resultado da integração social, que então da inicio a teoria do comportamento organizacional se baseando na teoria das ciências humanas .
Já nos dias de hoje passasse a valorizar ainda mais o individuo tanto para reter como para buscar novos colaboradores. À medida que as atividades humanas e organizacionais foram envolvendo mais indivíduos, acabou acarretando a necessidade do estudo do comportamento humano.
Percebendo então que alguns funcionários rendiam mais que outros, estudiosos foram em busca de teorias sobre o que levava o individuo a se comprometer com a empresa.
Bastos, Brandão e Pinho (1997, p.100) apontam o comprometimento como uma condição, um estado de afeto ou de ligações positivas, uma fidelidade em determinado processo para se alcançar um objetivo.
Popper e Lipshitz (1992) dividem em três partes a definição do comprometimento organizacional : 1)A primeira seria o afeto que o funcionário cria com a organização como por exemplo um colaborador que tem visões pessoais semelhante com a da empresa. 2) seria continuar na empresa pelo seu conceito perante as outras, e ser um membro da equipe. 3) é visto como instrumental, baseado em que se pode obter em troca de determinada atitude.
2. Revisão teórica
2.1. Antecedentes do comprometimento nas organizações
De acordo com Meyer et al. (2002), os antecedentes do comprometimento podiam ser divididos em 4 características fundamentais, que seriam essas : a) variáveis demográficas (sexo, idade, educação, tempo na organização, tempo no cargo, estado civil ); b) diferenças