Comprometimento organizacional nas organizações - unica empreender - ebaco

Páginas: 20 (4845 palavras) Publicado: 20 de março de 2012
AS MÍDIAS SOCIAIS E O PROCESSO DE INTERAÇÃO SOCIAL UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O MARKETING

DANTAS, Ana Lúcia de Faria Lucena
Doutora
ana.dantas@sociesc.org.br

RIZZARDI, Patrik
Estudante do curso de Administração
patrik_rizzardi@hotmail.com

RESUMO

O presente artigo tem como finalidade ampliar a discussão sobre os processos de interação social e as mídias sociais. Para a isso foramapresentadas as idéias de autores como Berguer e Luckmann (2003) que abordam sobre o conhecimento que rege a conduta da vida cotidiana, quando a realidade social da vida cotidiana é partilhada entre os indivíduos num sistema de relação onde, entre outros, ocorre a interação face a face. Segundo os autores, na interação face a face a subjetividade do outro é mais acessível em função da existência deinúmeros sintomas. Para eles, essa situação é a única que consegue reproduzir os sintomas, que por sua vez pode reduzir a subjetividade do outro. Somente nesta situação a subjetividade do outro é expressivamente “próxima”. Ou seja, para os autores, a interação face a face é a principal experiência vivenciada no processo de interação social. Por outro lado, uma das realidades incontestáveisatualmente é a utilização generalizada das redes sociais, seja ela, Orkut, fotolog, chat, blog ou os mais recentes como o facebook e twitter, que mesmo não existindo a relação face a face promove uma interação social. Estas ferramentas têm como finalidade principal a relação virtual dos usuários. De fato, em todos estes meios de relacionamentos, constatamos a existência da interação entre usuários, mastambém não podemos esquecer que existe da mesma forma a interação entre maquinas, sistemas, software, componentes responsáveis pela existência das redes sociais, ou seja, variáveis interdependentes que em conjunto resultam na interação do todo. Em face deste contexto o estudo teve como objetivo geral relacionar as teorias de Berguer e Luckmann (2003) na obra “A construção social da realidade” comos processos de interação social utilizados nas redes sociais. Entre os principais resultados estão algumas reflexões que podem contribuir para que as empresas possam ampliar a atuação do marketing nas redes sociais.
Durante o desenvolvimento do estudo foram utilizados os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa exploratória e descritiva, desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica edocumental, que contou com alguns dos resultados da pesquisa realizada na UNICA/SOCIESC e que apresentou elementos importantes no sentido de contribuir com as discussões sobre este novo fenômeno: as redes sociais. Os dados da pesquisa contribuíram para ampliar a discussão sobre a importância das interações sociais e sua influencia nas mídias sociais.

PALAVRAS-CHAVE:
Mídias Sociais,marketing e interação social.

INTRODUÇÃO
O presente artigo apresenta algumas reflexões alcançadas durante o desenvolvimento do projeto de pesquisa realizado na UNICA/SOCIESC, em Florianópolis, que abordou sobre os processos de interação social segundo os autores Peter L. Berger e Thomas Luckmann e o uso das redes sociais segundo Raquel Recuero.
Na obra “A construção social da realidade” os autoresBerger e Luckmann (2003) abordam sobre o conhecimento que rege a conduta da vida cotidiana, quando a realidade social da vida cotidiana é partilhada entre os indivíduos num sistema de relação onde, entre outros, ocorre à interação face a face. Segundo eles, na interação face a face a subjetividade do outro é mais acessível em função da existência de inúmeros sintomas, como as expressões faciais,movimentos corporais, entre outros.
Para eles, essa situação é a única que consegue reproduzir os sintomas, que por sua vez pode reduzir a subjetividade do outro. Somente nesta situação a subjetividade do outro é expressivamente “próxima”. Ou seja, para os autores, a interação face a face é a principal experiência vivenciada no processo de interação social.
Por outro lado, uma das realidades...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Comprometimento Organizacional
  • Comprometimento Organizacional
  • COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL
  • Comprometimento organizacional
  • Comprometimento organizacional
  • Comprometimento organizacional
  • Cultura organizacional e comprometimento organizacional
  • empreender e inovar em organizações

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!