compressores
Unidade de Vespasiano
HERBERT AUGUSTO DOS SANTOS ROCHA
PROCESSOS HP
MECATRÔNICA
Vespasiano/MG
(2014)
HERBERT AUGUSTO DOS SANTOS ROCHA
PROCESSOS HP
MECATRÔNICA
Vespasiano/MG
(2014)
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO 3
3.1.Compressores de parafusos de baixa pressão 7
3.2.Compressores de parafusos simples 7
3.3.Compressores de parafuso duplo 8
1. INTRODUÇÃO
O compressor é um equipamento industrial utilizado para aumentar a pressão de fluidos em estado gasoso – tais como ar, vapor d’água, hidrogênio. Empregado na fabricação de sistemas de refrigeração, ele é produzido com tecnologia de ponta e sob alto padrão de qualidade.
O compressor é o “coração” de um sistema de refrigeração. Sua função é bombear o fluido refrigerante que circula por todo o sistema ora no estado líquido, ora no estado gasoso. No processo de resfriamento de uma geladeira, por exemplo, o compressor recebe o fluido na forma de gás do evaporador, e promove o bombeamento desse gás até o condensador, aparelho que torna a liquidificar o fluido e dissipar o calor do sistema.
O compressor promove o bombeamento do fluido refrigerante, que ao retornar do evaporador no estado gasoso é succionado e bombeado para o condensador, causando baixa pressão no evaporador e alta pressão no condensador, além de elevar ainda mais a temperatura do gás.
Os compressores podem, em geral, ser divididos em dois tipos: Os compressores de deslocamento positivo, no qual o gás é comprimido por redução de volume como nos compressores alternativos e rotativos e o compressor centrífugo (turbo), no qual o gás é acelerado pelas pás do rotor e sua velocidade é convertida em pressão, como nos compressores centrífugos de um estágio ou de vários estágios.
2. COMPRESSORES