Compressor Texto

Páginas: 8 (1939 palavras) Publicado: 22 de abril de 2015
INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA
Campus Araranguá








MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
MANUTENÇÃO DE COMPRESSORES DE AR









Maio de 12
INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA
Campus Araranguá








MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
MANUTENÇÃO DE COMPRESSORES DE AR









Maio de 12
Sumário




















Introdução:
Os compressores de ar são equipamentos importantes para fornecer arcomprimido em um determinado espaço, como em motores a jato, em geladeiras, aparelhos de ar condicionado e muitos outros equipamentos, inclusive os de fim industrial.
A compressão do ar confere mais potência a determinados tipos de motores e sua aplicação pode fazer muita diferença na produção das empresas. Por isso, garantir sua disponibilidade é algo essencial na planta industrial, sendo deresponsabilidade da equipe de manutenção realizar reparos e inspeções periódicas, através de ações e manutenção preventiva, preditiva e corretiva.














O compressor de ar
Compressores de ar são equipamentos que absorvem o ar ambiente e os transforma em energia pneumática. Para que possa ser realizada a compressão é necessária à transformação de algum tipo de energia, normalmente usa-se aenergia elétrica, para uma energia pneumática.
Existem vários tipos de compressores, tendo como principais dois tipos, definidos a partir do seu modo de operação: de deslocamento positivo (compressores de pistão e de parafuso), que são subdivididos em alternativos e rotativos, e compressores de palhetas (ou dinâmicos), que também são subdivididos em centrífugos ou axiais.0

Nos compressores alternativos a compressão é feita em uma câmara que varia o volume através de um pistão que movimenta comprimindo o gás. Uma válvula permite que o gás escape com uma pressão constante e outra permite que preencha a câmara à medida que o pistão se movimente. São comumente aplicados para pequenas vazões (até 100 m³ /h).
Os rotativos possuem umcompartimento cilíndrico que permite a entrada e saída de ar. Girando um rotor com palhetas que está alojado de forma desnivelada (excêntrica) entre o centro do eixo do rotor e do compartimento, é possível permitir que a palheta mova-se para dentro e para fora de suas ranhuras, gerando pressão. São mais indicados para pequenas, médias e grandes vazões (50 m³ /h a 2000 m³/h).
Já nos compressorescentrífugos a compressão é produzida após um impulsor (similar a um rotor), que atinge altas velocidades, levar o ar para dentro de uma caixa de compressão. Uma força centrifuga faz com que o ar seja expulso para fora da caixa, saindo em alta velocidade e com baixa pressão. O ar expelido passa por um difusor que o converte em ar de baixa velocidade e alta pressão. São mais indicados para vazõesgrandes e muito grandes (> 1500 m³/h).
Os compressores axiais produzem a sua compressão através da aceleração do ar aspirado, se baseando na energia de movimento que é transformada em energia de pressão.
Para obter um sistema de ar comprimido de forma eficiente, é necessário que seja escolhido um compressor de acordo com as atividades propostas. A seleção deve ser realizada em função da vazão,pressão e nível de pureza exigido para as atividades.



Perguntas Frequentes Compressores de ar
O que é ar comprimido?

Ar comprimido é o ar atmosférico comprimido. As máquinas usadas para geração de ar comprimido são chamadas de compressores.
Quais são as vantagens do ar comprimido?

O ar está disponível em qualquer lugar em qualquer quantidade. O ar comprimido como meio de energia não precisa sertrocado. O ar comprimido não emite nenhum poluente no caso de defeito na tubulação.
Qual faixa de pressão é comumente usada para ferramentas pneumáticas?

Para ferramentas pneumáticas de uso profissional e industrial, a faixa de pressão até 10 bar é a mais usual.
O que é um compressor de parafuso?

A carcaça do compressor de parafuso contém dois fusos helicoidais que, girando em sentidos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Compressores
  • compressores
  • Compressores
  • compressores
  • Compressor
  • Compressores
  • compressores
  • compressores

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!