COMPREENSÃO SOBRE APOCALIPSISMO EM AMÓS

652 palavras 3 páginas
COMPREENSÃO SOBRE APOCALIPSISMO EM AMÓS
(Uma releitura da profecia clássica)

Trabalho Complementar, como requisito parcial para a conclusão do curso de Teologia do Antigo Testamento.

Taguatinga/DF
2013

COMPREENSÃO SOBRE APOCALIPSISMO EM AMÓS
(Uma releitura da profecia clássica)

A principio a dissertação é analisada a partir de três etapas, a profecia extática, a profecia aracula e a profecia clássica.
Podemos verificar algumas características propicias do livro de Amós, onde o autor usa de parábolas, símbolos e uma numerologia baseada em enigmas. Em um aspecto do apocalipsismo Amós exprime a ação de Lahweh, tremendo a terra em virtude do pecado do povo, e depois afundará como o ribeiro do Egito, além de sua ação causando catástrofes cósmicas quando Iahweh diz: “Farei o sol se pôr ao meio-dia e em plena luz do dia escurecerei a terra” e os poderes desse mundo são destronados e o juízo de Deus irrompe na história e para fora da história .O que temos que procurar entender agora é em que momento o apocalipsismo foi inserido no texto de Amós.
Para compreendermos em que momento o apocalipsismo foi inserido no texto de Amós precisamos recuperar a história da sua redação. Os especialistas estão de acordo que há muitas camadas literárias no livro de Amós e isso dificulta bastante a descoberta da autêntica voz profética de Amós. Além do material “original” de Amós há pelo menos quatro camadas posteriores e três releituras. Será observada a organização proposta por Hans Walter Wolff, apresentada por Milton Schwantes, reavaliando se necessário algumas abordagens. A primeira etapa da formação do texto de Amós é a chamada fase oracular. Nesta fase o profeta está “profetizando”, está em ação profética, está proclamando os oráculos de Iahweh. Pode-se localizar esta fase no século VIII a.C, por volta do ano 760 a.C, na monarquia de Jeroboão II (787 – 746). É o próprio profeta falando. Contudo, não se pode afirmar o que de fato é ipsissima vox

Relacionados

  • Auto ajuda cristã
    83460 palavras | 334 páginas
  • Apocalipse
    94025 palavras | 377 páginas
  • TEOLOGIA DA MISSAO INTEGRAL MONOGRAFIA
    54087 palavras | 217 páginas
  • EAGLETON, TERRY - A IDEOLOGIA DA ESTÉTICA
    186977 palavras | 748 páginas