Compreender e identificar a formação de cartel por meioda pesquisa de aspecos regulatórios e legias que envolvem essa prática

1545 palavras 7 páginas
Compreender e identificar casos de formação de cartel por meio da pesquisa sobre os aspectos regulatórios e legais que envolvem essa prática

Introdução
Mercados oligopolizados, ou simplesmente Cartéis, vem se destacando ao longo do tempo pelas práticas acordos entre empresas, geralmente do mesmo ramo de atuação, para que se obtenha vantagem comercial e competitiva dentro deste mercado.
Estes mercados têm como principal prejuízo a perda de competitividade do mercado, aumentos consideráveis dos preços dos produtos e/ou serviços e principalmente, a indisponibilidade e inflação dos produtos ao consumidor final.
Há alguns anos foram criados leis e órgãos de fiscalização para se combater os cartéis, com destaque para o CADE, que é um órgão que serve como execução de penas e multas aos infratores.
Desenvolvmento
O que é Cartel?

O Cartel é forma mais grave de lesão à concorrência e aos consumidores de uma forma geral. Esta prática se caracteriza pelo acordo entre empresas de um segmento especifico principalmente para a fixação e aumento dos preços ou quotas de produção e restringir a oferta de bens e serviços, tornando-os mais caros ou indisponíveis ao consumidor final e, aumentando os lucros das empresas participantes.
Esta prática traz prejuízos, também, à inovação, pois impedem que novos processos surjam no mercado e com isso o lançamento de novos e melhores produtos no mercado, resultando também em perda de competitividade da economia como um todo.
O cartel vai totalmente contra às boas práticas de Concorrência Perfeita, onde no mercado nenhum participante (empresa) possui tamanho suficiente para ter o poder do mercado, ao ponto de se ditar o preço de um determinado produto, o que é melhor para o consumidor final, pois este terá informações e instrumentos disponíveis suficientes para determinar qual produto ele irá consumir, e o cartel prega justamente o contrário, ou seja, a Concorrência Imperfeita que, basicamente se resume em uma única empresa ou

Relacionados