compreendendo o texto

Páginas: 2 (327 palavras) Publicado: 14 de agosto de 2014
Pág. 224 – 1 ao 6

1) Uma célula humana, portanto, com 46 cromossomos, dividiu-se por mitose, dando origem a duas células-filhas, cada uma também com 46 cromossomos. Como você explica o fatodeo número de cromossomos permanecer constante apesar de a célula ter se dividido em duas?
O número de cromossomos permanece constante pois o DNA se duplica, juntamente com os filamentos decromatinae com os centríolos no período S da intérfase, o que após as 4 fases, acabam se dividindo em duas células com 46 cromossomos cada.

2) Diferencie os processos de divisão de célulaseucariotas,mitose e meiose, relativamente ao número de cromossomos em cada célula no final do processo e à ocorrência de organismos
Mitose: Forma células com o mesmo número de cromossomos e as mesmasinformaçõesgenéticas da célula-mãe.
Meiose: Na formação dos gametas, reduz os cromossomos da célula mãe pela metade.

3) Qual a principal diferença entre a prófase I da meiose e a prófase da mitose?Aprófase I da meiose é diferente da prófase da mitose, pois o cromossomo duplicado de origem paterna fica alinhado com seu homólogo de origem materna. Esse emparelhamento é exclusivo da meiose egaranteque cada célula-filha receba um cromossomo de cada par de homólogos. Também pode ocorrer a permutação ou crossing-over, a troca de pedaços entre cromossomos de origem paterna para o de origemmaterna, oque aumenta a diversidade de gametas produzidos.

4) Quanto à disposição dos cromossomos, qual a diferença entre a metáfase da mitose e a metáfase I da meiose? Em cada um dessesprocessos,explique por que essa disposição é importante para o resultado final da divisão.
Metáfase I da meiose: Por causa do emparelhamento, os cromossomos homólogos não ficam alinhados no mesmo plano,comoacontece na mitose. Eles permanecem um de cada lado da região mediana do fuso mitótico.
Na metáfase, uma célula inicial se divide, originando duas células-filhas exatamente iguais à célula-mãe...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O fenômeno da vida
  • Compreendendo o texto de divulgação científica
  • O fenômeno da vida
  • Discussão do texto " Um Retorno ao Básico: Compreendendo os Paradigmas de Pesquisa e sua Aplicação na Pesquisa em...
  • Compreendendo uma empresa
  • Compreendendo a flexibilidade
  • compreendendo boaventura
  • Compreendendo as diversidades

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!