Compreendendo o Ser Humano

Páginas: 12 (2768 palavras) Publicado: 9 de agosto de 2013
CENTRO UNIVERSITÁRIO HERMÍNIO OMETTO
UNIARARAS
ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
ALINE MARQUES CHIGNOLLI







COMPREENDENDO O SER HUMANO









ARARAS – SP
2013
1 O INÍCIO DE SIGMUND FREUD
Sigmund Freud (1856-1939) formou-se em Medicina na Universidade de Viena e revolucionou a sociedade, tida como conservadora, na época, com seus estudos sobre a TeoriaPsicanalítica, e o desenvolvimento da mesma.
Freud iniciou seu trabalho, na área de psiquiatria, em contato com Josef Breuer, médico e cientista, tratando de pacientes acometidos por distúrbios nervosos, sendo o tratamento baseado em sugestões hipnóticas.
A partir de então, Freud começou a investigar esses problemas nervosos e relacioná-los arealidade de seus pacientes e situações traumáticasquepoderiam ter passado e suprimido o trauma em sua mente, sendo percebida que o sintoma que estes pacientes transpareciam estava ligado, a maioria, a fases do desenvolvimento sexual.
Devido à abordagem terapêutica a que os pacientes eram submetidos,o inconsciente é descoberto, e Freud inicia um trabalho diferenciado, passando a perceber que os seus pacientes se constrangiam diante de algumaslembranças.
Segundo a Nasio (1993, p.24) sobre a teoria de Jacques Lacan “o inconsciente é um saber estruturado como uma linguagem”.
Assim, a Psicanálise é tida como método de investigação e interpretação de sentimentos, palavras, sonhos, e imaginação, expostos pelas pessoas quando submetidas a tratamentos psíquicos. Desta forma, compreendê-la é fundamental para desvendar-se a mente humana, e suasregiões mais obscuras.
[...] Freud abandonou as perguntas no trabalho terapêutico com os pacientes e os deixou dar livre curso às suas ideias, observou que, muitas vezes, eles ficavam embaraçados, envergonhados com algumas ideias ou imagens que lhes ocorriam. A esta força psíquica que se opunha a tornar consciente, a revelar um pensamento, Freud denominou resistência. E chamou de repressão oprocesso psíquico que visa encobrir, fazer desaparecer da consciência, uma ideia ou representação insuportável e dolorosa que está na origem do sintoma. Estes conteúdos psí,quicos “localizam-se” no inconsciente”.(BOCK; FURTADO; TEIXEIRA, 2001, p. 73).



2 O APARELHO PSÍQUICO
A Teoria Psicanalítica desenvolvida e estudada por Sigmund Freud permitiu-lhe compor a mente humana em uma estruturatripartida movida pelas sensações de prazer e desprazer. Desta forma, o que impulsiona o sujeito para vida é o prazer, enquanto o desprazer vai sendo reprimido na mente humana.
Sua primeira tese sobre esta estrutura foi baseada em: inconsciente, pré-consciente e consciente.
O inconsciente, segundo Freud, é expressão usada somente, e tão somente na Psicanálise. Nele estão reprimidos conteúdos que sãocensurados pela nossa consciência.
“Estes conteúdos podem ter sido conscientes, em algum momento, e ter sido reprimidos, isto é, foram para o inconsciente, ou podem ser genuinamente inconscientes”.(BOCK; FURTADO; TEIXEIRA, 2001, p. 73-74).
Segundo Freud (ano, v. VIII, p.130) “uma representação inconsciente será então uma representação que não percebemos, mas cuja existência estamos, entretanto,prontos a afirmar, baseando-nos em indícios e provas de outra ordem”.
O consciente é a parte da mente humana em que estão contidas as percepções reais, transferidas a nossa mente através de informações que o mundo externo, e também interno nos envia. De acordo com Freud, é o que está em nossa consciência.
O pré-consciente é o local em que se encontram os conteúdos que estão prontamente a seremacessados pela consciência.
Uma reestruturação da primeira teoria sobre o aparelho psíquico é feita porFreud, entre 1920 e 1923, na qual se introduz os conceitos de id, ego e superego, a mente humana, e também conhecida como estrutura tripartite da personalidade.
O id é a parte de nossa mente na qual nossos instintos estão concentrados. Se comparado à primeira teoria do aparelho psíquico...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • o ser humano e o significado de ser humano
  • O SER HUMANO É UM SER SOCIAL
  • O Ser Humano Um Ser Social
  • a ser humano como ser politico
  • QUEM O SER HUMANO
  • o ser humano
  • O que ser humano
  • O ser humano

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!